Descrição de chapéu
Filmes

Filme sobre assédio sexual na Fox News consegue fugir do maniqueísmo

'O Escândalo', porém, demonstra ingenuidade ao apontar a narrativa da sororidade como solução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Escândalo

  • Quando Estreia nesta quinta (16)
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie
  • Produção EUA, Canadá, 2019
  • Direção Jay Roach

Com um elenco de primeira linha e uma trama carregada de intrigas, sexo e poder,  “O Escândalo”, de Jay Roach, trata do episódio que inaugurou, ainda em 2016, a série de denúncias de assédio sexual em torno das quais se articularam movimentos como MeToo e Time’s Up.

Não é pouca coisa.

No ano da eleição de Trump, a apresentadora Gretchen Carlson (Nicole Kidman) acusou de assédio sexual a Roger Ailes (John Lithgow), criador e CEO da Fox News, canal mais visto, amado e odiado dos EUA.

Sua denúncia puxou uma fila de muitas outras, entre elas a de Megyn Kelly (Charlize Theron), célebre âncora do canal, e a da jovem evangélica Kayla, personagem ficcional vivida por Margot Robbie. 

O escândalo afastou Ailes da TV que havia criado à sua imagem e semelhança —conservadora, sensacionalista e com um especial apetite por apresentadoras de vestidos justos e curtos. Entre âncoras de extrema direita e funcionárias que se orgulham de dizer que não são feministas, estoura a bomba, evidenciando que Ailes usava seu poder para subjugar jornalistas em busca de projeção e sucesso.

Assim, enquanto a ambição de jornalistas homens os submetia ao crivo da competência, a ambição das mulheres as empurrava para um pedágio sexual na sala do todo-poderoso da emissora, a quem ninguém queria desagradar.

E, ainda que nesse tipo de caso seja inevitável usar o binômio vítima-algoz, “O Escândalo” consegue fugir do maniqueísmo mais rasteiro e dar nuances às personagens.

Carlson só acusa o ex-chefe depois que é demitida. Kelly reluta em revelar que também foi alvo das investidas com receio de arruinar a carreira. Colegas mulheres fazem campanha a favor de Ailes, que é 
ele mesmo um tipo bonachão.

O frenesi dos bastidores da Fox News dá o ritmo acelerado do filme e, no contexto eleitoral, cria novas camadas de interesse que poderiam ter sido mais bem exploradas pelo diretor, que claramente não arrisca em nada.

A narrativa da sororidade é apresentada como solução, o que pode ser edificante e sedutor numa era de mulheres empoderadas, mas que não deixa de ser algo ingênuo. As denúncias derrubaram o poderoso chefão da Fox News, mas vieram outros chefes da mesma escola, levando a novos escândalos —os últimos de poucos meses atrás— que só evidenciam a vulnerabilidade feminina diante de instâncias de poder ainda dominadas por homens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.