Descrição de chapéu Livros

HQ narra luta de brasileiros contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial

A história é retratada na graphic novel 'Elísio: uma Jornada ao Inferno', do quadrinista estreante Renato Dalmaso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Aos 22 anos, o jovem Eliseu de Oliveira ajudou a derrotar o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O soldado brasileiro, de São José dos Campos, no interior paulista, integrava a Força Expedicionária Brasileira, a FEB, e desembarcou na Itália em 1944 para combater as tropas de extrema direita. O nazismo matou mais de 6 milhões de judeus durante a guerra.

Antes de ser capturado e levado para um campo de concentração na Alemanha, colaborou na captura de cinco alemães do exército de Adolf Hitler. Morto em 2012, sua atuação heroica na captura dos inimigos lhe rendeu uma condecoração.

No trajeto de trem para o campo de concentração, suportou com os demais prisioneiros os vagões lotados e com fezes até as canelas. Agora, sua história é retratada na graphic novel "Elísio: uma Jornada ao Inferno", do quadrinista estreante Renato Dalmaso, de 38 anos.

O termo Elísio está relacionado com os campos Elísios da mitologia grega, local do mundo dos mortos, governado por Hades, para onde iam os homens corretos após a morte.

"O tema de guerra sempre me inspirou, não que eu goste da guerra propriamente dita. Sou pacifista nato. Porém, é um assunto que acaba trazendo reflexões. São situações de extremos. A guerra é a pior coisa que pode acontecer com o ser humano. É o humano quase virando um animal", diz Dalmaso.

Quando optou por roteirizar e desenhar uma história em quadrinhos sobre a Segunda Guerra Mundial, decidiu que abordaria a participação do Brasil. Afinal, são incontáveis os filmes e livros sobre o protagonismo dos Estados Unidos, por exemplo.

Por isso, Dalmaso decidiu retratar a atuação da FEB, que contou com mais de 25 mil pracinhas brasileiros na luta contra o nazifascismo. O artista escolheu narrar uma história real, e não apenas inspirada no contexto histórico.

"Tinha essa ideia fazer sobre a FEB, mas não tinha uma história definida. Tentei criar uma história própria, mas não ficou tão bom. Comecei a pesquisar e acabei me deparando com a história do Eliseu e vi que daria uma história em quadrinhos espetacular", conta o autor.

Página do quadrinho brasileiro "Elísio: uma jornada ao inferno", de Renato Dalmaso
Página do quadrinho brasileiro "Elísio: uma jornada ao inferno", de Renato Dalmaso - Divulgação

A trajetória de Eliseu, que chegou a comer sola de sapato para enfrentar a fome no campo de concentração, foi registrada em entrevista ao jornalista Altino Bondesan. A entrevista também serviu de base para a monografia do historiador Douglas Almeida, que assina o posfácio da graphic novel.

Uma das cenas mais dramáticas desenhadas por Dalmaso é quando Eliseu, depois que seu grupo foi cercado, em uma noite chuvosa no vilarejo de San Quirico, vê um amigo morrer metralhado.
Sob ataque, Dalmaso e um colega juram sobre a Bíblia que irão voltar após buscar reforços. O capitão recomenda que eles não voltem ao casarão atacado pelos alemães. Mas Eliseu volta, como prometido, e acaba detido.

Apesar da ameaça de fuzilamento, termina preso e depois transportado para Alemanha, que evacuava os presos contrariando a Convenção de Genebra. A sequência é real, mas Dalmaso precisou recriar os diálogos. O autor optou por escrever diálogos em alemão e italiano sem tradução para provocar a sensação de estranhamento no leitor enfrentada pelos brasileiros na guerra.

Esta é a primeira HQ de Dalmaso, que fez o roteiro em 2015 durante o horário de almoço no trabalho de gerente de uma loja. Quando decidiu levar o projeto adiante, largou o emprego e se dedicou exclusivamente ao projeto.

A maioria dos desenhos são em aquarela e o artista foi fiel aos uniformes, armas e acessórias da FEB, a partir de fotografias feitas por ele de artigos de museus.

"É uma arte linda. Quando ele nos procurou e mostrou as páginas de arte, já era de cair o queixo. Está muito acima da média nacional do que é trabalhado em quadrinhos", diz Artur Vecchi, editor responsável pelo livro.

Página do quadrinho brasileiro "Elísio: uma jornada ao inferno", de Renato Dalmaso
Página do quadrinho brasileiro "Elísio: uma jornada ao inferno", de Renato Dalmaso - Divulgação

Apesar dos esforços dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial, a história da FEB ainda é pouco lembrada pelo público não especializado. Para Dalmaso, dois fatores podem explicar a pouca atenção.

O primeiro é a campanha difamatória que a FEB sofreu no retorno ao Brasil. Criada em 1943, ela foi extinta pelo presidente Getúlio Vargas em 1945. "Eles foram lutar contra o nazismo, foram lutar por democracia. Mas no Brasil havia uma ditadura, a ditadura do Estado Novo. Eles voltaram vitoriosos, mas o próprio meio militar e civil difamou a FEB, falaram que foram passear, que demoraram para tomar Monte Castelo, ignoraram todas as dificuldades", opina.

O segundo motivo, para o autor, é a própria ditadura militar. "Mesmo que a FEB não tivesse nada a ver com o golpe, a ditadura militar afastou a classe artística e o cinema de abordar esse tema. Se as pessoas quiserem abordar, tem muita história boa", defende.

"É uma história de luta contra o nazifascismo, que talvez seja a pior coisa que pode existir na face da terra", diz ele.

O Elísio: uma jornada ao inferno

  • Preço R$ 49,90 (96 págs.)
  • Editora Avec
  • Roteiro e ilustração Renato Dalmaso
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.