Masp anuncia aquisição de centenas de obras artísticas de mulheres em 2019

'O museu se torna, cada vez mais, uma instituição inclusiva, diversa e plural', diz Adriano Pedrosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2019, o Masp adquiriu 296 trabalhos de artistas mulheres para seu acervo. A aquisição é consequência da programação de exposições, publicações, oficinas, cursos e palestras do eixo temático escolhido no ano passado: "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas".

"Esse é um passo histórico para o museu rumo a uma representação menos desigual na história da arte em nosso acervo, conhecido principalmente pelas presenças brancas, masculinas e de origem europeia", diz Isabella Rjeille, curadora da mostra "Histórias Feministas: Artistas Depois de 2000", em nota divulgada pelo museu. 

No ano passado, o museu destacou o trabalho de artistas como Akosua Adoma Owusu, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Catarina Simão, Djanira da Motta e Silva, Gego, Jenn Nkiru, Laura Huertas Millán, Laure Prouvost, Leonor Antunes, Lina Bo Bardi e Tarsila do Amaral

Segundo o diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa, o ano passado foi extraordinário para o Masp no que diz respeito a aquisições e programação. "O impacto disso vai ao encontro da missão do museu de se tornar, cada vez mais, uma instituição inclusiva, diversa e plural", afirma.

Foi também em 2019 que a obra "Composição (Figura Só)", de Tarsila do Amaral, entrou para o acervo por meio de um comodato. Atualmente, o quadro é exibido na mostra de longa duração da instituição. 

Amaral se tornou, no ano passado, a artista brasileira com a exposição mais visitada da história. Sua mostra no museu bateu recorde de público, com mais de 402 mil visitantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.