Descrição de chapéu

Série de Larry David chega à 10ª temporada com acidez de sempre

Piadas de 'Curb Your Enthusiasm', protagonizada por criador de 'Seinfeld', têm como alvo, quase sempre, o astro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sentado a uma mesa em um café, Larry David começa a puxar assunto com a mulher da mesa ao lado. Os dois comentam sobre a música que está tocando no sistema de som do estabelecimento. Larry diz que tem ingressos para um show do artista e convida a moça a ir com ele. Ela topa. Só então ele percebe que ela é cadeirante.

Este é o começo de um dos melhores episódios de “Curb Your Enthusiasm” (que, em seus primeiros anos, foi chamada no Brasil de “Segura a Onda”). Uma situação corriqueira que poderia resultar em uma noite agradável logo descamba para um festival de constrangimentos e mal-entendidos, graças à falta de traquejo social do protagonista da trama.

A décima temporada da série estreia neste domingo (19), na HBO. Poderiam ser muitas mais: a primeira foi ao ar no já longínquo ano 2000. 

Depois de manter um ritmo mais ou menos constante por mais de uma década, a atração concedeu a si própria um longo hiato, entre 2011 e 2017.

Esta décima safra, pouco mais de dois anos depois da nona, levanta a suspeita: será que foi o clima de polarização reinante no planeta que inspirou os novos episódios?

Pelo trailer divulgado pela emissora, não dá para saber. “Curb Your Enthusiasm” nunca tratou de acontecimentos políticos específicos, preferindo guardar sua munição para o que realmente incomoda: gente que fura fila, crianças birrentas, regras de etiqueta que não fazem sentido. E o próprio Larry David, é claro, quase sempre a vítima de sua própria desfaçatez.

O comediante Larry David durante evento na Califórnia; David é criador e astro de 'Curb Your Enthusiasm' - Fred Prouser/Reuters

Sim, ele faz o papel de si mesmo —ou, pelo menos, uma versão ficcional de sua persona. Vários de seus amigos na vida real também aparecem como eles próprios. A direção sem firulas (que, no entanto, já ganhou um prêmio Emmy) lembra o chamado cinema verité.

Antes da série, Larry David já havia atuado algumas vezes, mas se consagrou (e enriqueceu) como roteirista.

Ele é um dos criadores de um dos maiores sucessos da TV americana de todos os tempos, a sitcom “Seinfeld”, exibida entre 1989 e 1998 (o personagem George Constanza, o melhor amigo do protagonista, Jerry Seinfeld, foi baseado no próprio David).

Um especial de 1999 para a HBO, também chamado de “Curb Your Enthusiasm”, serviu de embrião para a série. A primeira temporada, no ano seguinte, encantou o público e a crítica. Os atores improvisam suas falas, a partir de indicações no roteiro. O espectador tem a sensação de assistir a um reality show.

O Larry David da TV é um semiaposentado, que curte a vida em Los Angeles.

Mesmo circulando dentro de uma bolha privilegiada, ele volta e meia esbarra em grandes temas do noticiário, como refugiados palestinos, casais do mesmo sexo ou desastres naturais.

Na temporada de 2007, incentivado por sua então esposa Cheryl (Cheryl Hines), Larry concordou em acolher em sua mansão uma família negra de Nova Orleans, desabrigada pelo fictício furacão Edna.

Depois de mil peripécias com os hóspedes e até de seu divórcio, hoje ele ainda mora com Leon (J. B. Smoove), o último remanescente do clã.

A piada recorrente é que Larry, sempre tão cioso de seus direitos ao menor entrevero, não percebe que dá abrigo a um tremendo aproveitador. 

A décima temporada terá participações especiais de Jon Hamm (“Mad Men”), Jane Krakowski (“30 Rock” e “Unbreakable Kimmy Schmidt”) e Laverne Cox (a atriz transexual da série “Orange Is The New Black).

Talvez Larry David não aborde, nos dez novos episódios, mazelas atuais como os aplicativos de namoro ou o avanço da extrema direita. Mas podemos ter certeza (e nos entusiasmar!) de que ele esbarrará em todos os obstáculos possíveis. E pagará caro por suas idiossincrasias.

Curb Your Enthusiasm

  • Quando Estreia da 10ª temporada neste domingo (19), às 24h
  • Onde HBO
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.