Spotify cria playlists para pets, tentando agradar cães, gatos, hamsters e até iguanas

A empresa consultou o musicólogo David Teie, pioneiro no ramo e compositor de dois álbuns de músicas para gatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | do UOL

O Spotify acaba de lançar a plataforma Pet Playlists, uma ferramenta baseada num algoritmo que ajudará o usuário a ouvir uma seleção de músicas baseada nos atributos e características dos seus bichinhos de estimação.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, uma pesquisa global dentro do serviço chegou a conclusão que 71% dos donos de animais tocam músicas para seus pets.

A primeira etapa do Pet Playlists consiste em escolher qual é seu animal: cachorro, gato, iguana, hamster ou pássaro. Os próximos passos consistem em dar dados sobre suas características de seu comportamento.

Para a criação da ferramenta, a empresa consultou o musicólogo David Teie, violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional dos Estados Unidos, pioneiro no ramo e compositor de dois álbuns de músicas para gatos, e ele deu conselhos sobre os gostos gerais de cada animal.

Por exemplo, os cães não respondem bem às músicas com um alcance vocal baixo, pois costumam ser vistas como uma ameaça. Embora cada playlist seja criada algoritmicamente, a experiência de Teie impactou a maneira como o algoritmo foi programado. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.