Lyle Mays, tecladista do Pat Metheny Group, morre aos 66 anos

Músico americano tocou com Naná Vasconcelos em disco solo e teve música gravada por Milton Nascimento e Zizi Possi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pianista e tecladista Lyle Mays morreu na última segunda (10), aos 66 anos. Ele ficou conhecido principalmente pelo trabalho de décadas com o Pat Metheny Group, pelo qual ganhou dez prêmios Grammy.

A morte de Mays foi anunciada no site oficial de Metheny, que cita uma doença recorrente, mas não revela a causa da morte. O texto diz que o músico estava em Los Angeles, cercado por pessoas que o amavam.

perfil de homem cabeludo em preto e branco
O tecladista e pianista americano Lyle Mays, que tocou no Pat Metheny Group - Reprodução/Spotify

O pianista e tecladista, nascido em Wausaukee, no estado americano de Wausaukee, entrou para o Pat Metheny Group nos anos 1970. Ele contribuiu como instrumentista, compositor e arranjador em quase toda a obra do guitarrista, mas também lançou cinco discos solo entre os anos 1986 e 2015.

O primeiro deles, “Lyle Mays”, conta com a ajuda do lendário percussionista brasileiro Naná Vasconcelos. Entre 1993 e 1994, Milton Nascimento e Zizi Possi gravaram “Quem é Você”, versão com voz de uma composição instrumental do americano, “Close to Home”.

Mays transitava entre o jazz e o rock, e também tocou em discos de gente como Joni Mitchell (“Shadows and Light”, de 1980), Earth, Wind & Fire (“Heritage”, de 1990) e Bobby McFerrin (“Medicine Music”, de 1990). Ele ainda gravou trilha sonora para filmes e discos infantis.

“Lyle foi um dos maiores músicos que conheci”, escreveu Metheny em seu site. “Por mais de 30 anos, todos os momentos que compartilhamos na música foi especial. Desde os primeiros acordes que tocamos juntos, tivemos uma conexão imediata. Sua vasta inteligência e sabedoria musical estava relacionada a todos os aspectos de quem ele era. Vou sentir sua falta com todo meu coração.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.