Morre DJ e produtor britânico Andrew Weatherall

Músico era conhecido por mixar composições de grupos como New Order e My Blood Valentine

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Andrew Weatherall, produtor britânico e DJ de música eletrônica no estilo acid house, morreu nesta segunda-feira (17) por causa de uma embolia pulmonar, aos 56 anos.

"Sentimos muito por anunciar-lhes que Andrew Weatherall, o famoso disc jockey e músico, morreu nesta manhã cedo no hospital londrino de Whipps Cross", indicou sua agente em um comunicado.

Andrew Weatherall foi uma das principais figuras do movimento de música eletrônica acid house no final dos anos 1980. Famoso por mixar músicas como "World in Motion" do New Order, "Soon" do My Blood Valentine e "Hallelujah" do Happy Mondays, também fundou o seu grupo de techno experimental, Sabres of Paradise.

Andrew Weatherall durante apresentação em São Paulo, em 2006 - Sidinei Lopes/Folha Imagem

Contribuiu para o registro da cultura rave por meio do fanzine Boys Own, e ficou conhecido principalmente por ter produzido o álbum "Screamadelica" do grupo Primal Scream.

O grupo prestou uma homenagem a ele no Instagram, com um compilado de fotos."Emocionado e triste por saber que o viajante cósmico Andrew Weatherall nos deixou", escreveu no Twitter o líder do grupo Charlatans, Tim Burgess, líder del grupo Charlatans.

Em 2013, Andrew Weatherall criou o festival Covenanza, que mesclava a música rock com a eletrônica. O evento acontece anualmente em Carcassonne, no sul da França, e para a edição deste ano os ingressos já estão esgotados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.