Descrição de chapéu
Artes Cênicas

Peça de Dal Farra é espelho para setores progressistas da sociedade

'Floresta' cria uma imagem cênica provocativa e espantosa que evoca a paralisia e a dificuldade de agir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Floresta

  • Quando Sex. (7) e sáb. (8), às 21h. Dom. (9), às 18h
  • Onde Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822
  • Preço R$ 12 a R$ 40
  • Classificação 18 anos

Uma família escondida numa espécie de abrigo tentando sobreviver a um mundo que se desfaz. O espetáculo “Floresta”, com dramaturgia e direção de Alexandre Dal Farra, começa com essa situação, que não deixa de ser uma metáfora sobre nós e nossa atualidade.

Mas, ao longo da peça, mãe, pai e filha percebem, de forma catastrófica, que não há refúgio possível. Primeiro porque seu estranho santuário é invadido. Segundo porque descobrem que eles próprios não são tão diferentes assim do que querem se afastar.

Cultivam também a violência, o medo doentio, a incapacidade de se comunicar com o outro. “Floresta” funciona como um tipo de autoexame e de espelho para os setores esclarecidos, intelectualizados e progressistas da sociedade —que esses artistas acreditam ser o seu público.

A peça "Floresta" de Alexandre Dal Farra
A peça 'Floresta', de Alexandre Dal Farra - Otávio Dantas/Divulgação

Assim como em “Refúgio”, última peça de Dal Farra, ele cria uma imagem cênica provocativa e espantosa que evoca a paralisia e a dificuldade de agir. Em paralelo, o texto é uma enxurrada. As palavras ocupam todos os espaços deixados pela cena, se infiltram em cada silêncio. Um elenco vigoroso busca sustentar o jogo de cena. Mas são derrotados pelo excesso literário e por uma sintaxe que gira em falso.

Também compõem o espetáculo algumas breves inserções em vídeo. Elas se contrapõem ao diagnóstico pesado e sombrio da peça. São fragmentos de entrevistas feitas pelo diretor, que recusam o lodo existencial e apresentam uma problematização daquilo tudo. Como quando Ailton Krenak, importante liderança indígena, questiona a ideia de inimigo.

Apesar disso, as entrevistas são quase uma nota de rodapé estranha ao conjunto da obra. Elas não abalam a sua construção formal. As considerações e as perspectivas que tentam abrir desaparecem no meio da atmosfera asfixiante e da massa melancólica que se impõem. O saldo é apocalíptico.

E embora pareça querer superar o impasse apresentado, há uma estranha atração na obra pelo lirismo da crise que brota daquela floresta. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.