Descrição de chapéu Cinema Coronavírus

Cinco filmes clássicos para ver com as crianças durante a quarentena

Produções antigas entretêm gerações mais novas que estão em casa por causa do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em tempos de clausura familiar, o cinema da nossa infância (e a da dos nossos pais, assim como a da nossa adolescência e a da nossa juventude) pode salvar umas duas horinhas do dia.

Ninguém precisa ver "Frozen" ou "Detona Ralph" pela enésima vez com os filhos, ainda que as crianças estejam pedindo e se sintam confortáveis com um roteiro conhecido. Novas histórias (ainda que antigas) e um pouco de cultura geral fazem bem a qualquer pessoa, mesmo que ela ainda seja pequena demais para saber disso.

Essa pequena lista foi testada algumas vezes em casa e não apresentou falhas. O único drama é que nem todos os filmes são fáceis de achar. A maioria está nas plataformas de streaming, mas alguns títulos ainda não estão disponíveis ou deixaram de estar.

"Esqueceram de Mim", por exemplo, só existe em DVD. Atrapalha um pouco a vida na hora de fazer a sessão em casa, mas com certeza vale a pena a caça ao tesouro para achar uma cópia —o que já é mais uma atividade para fazer com os filhos, especialmente os que, como as minhas filhas, ainda não descobriram que a TV não é apenas uma tela onde passa o que eles escolhem na hora que quiserem.

'Esqueceram de Mim'

Com roteiro de John Hughes (de "Curtindo a Vida Adoidado" e "A Garota de Rosa Shocking"), direção de Chris Columbus ("Uma Babá Quase Perfeita" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal") e um inesquecível Macaulay Culkin no papel principal, essa comédia hipnotiza as crianças e diverte os adultos com a história de um menino de oito anos deixado para trás nos Estados Unidos quando sua família viaja nas férias de Natal. Uma dupla de ladrões atrapalhados tenta assaltar a sua casa, e Kevin (Culkin) precisa impedir o assalto enquanto se mantém seguro até a volta dos pais.

Menino se olha no espelho
Macaulay Culkin em cena de 'Esqueceram de Mim', clássico de 1990 - Divulgação

Disponível em DVD


'A Fuga das Galinhas'

Essa animação de massinha feita pelo mesmo time das obras "Wallace e Gromit" e "Shaun, o Carneiro", também imperdíveis para os pequenos de todas as idades, é irresistível.

A história é simples: um galo entra num galinheiro e as galinhas aproveitam esse fato para tentar escapar de seus donos cruéis. Mas a graça do longa-metragem é que cada galinha tem uma personalidade hilária, o galo é incrível (voz de Mel Gibson, na versão original), a trama é bem contada e alterna momentos de grande suspense com piadas deliciosas. Todo mundo vai rir.

Cena do filme de animação "A Fuga das Galinhas" - Divulgação

Em cartaz no Telecine


'E.T. - O Extraterrestre'

O clássico de Steven Spielberg que revelou Drew Barrymore parece não envelhecer nunca.

Claro, a tecnologia mudou muito de 1982 para a atualidade, e talvez a família das crianças de pais divorciados que acolhem um extraterrestre tivesse uma dinâmica diferente em 2020. Mas a maneira como a história é contada é tão genial que deixa as crianças de hoje em dia grudadas na frente da tela que for, agoniadas para saber se os garotos vão conseguir ajudar o E. T. a voltar para casa, apesar dos adultos que tentam atrapalhar tudo.

A atriz Drew Barrymore e o personagem do filme "E.T. - O Extraterrestre", de Steven Spielberg
A atriz Drew Barrymore e o personagem do filme "E.T. - O Extraterrestre", de Steven Spielberg - Reuters/Universal

Em cartaz no Telecine


'Mogli, o Menino Lobo'

A versão de 2016 é bem mais atual e impressionante, com animais que parecem de verdade falando e correndo pela selva. Mas é a de 1967 que lembramos aqui, a animação de estilo antigo, de desenho mesmo. É a mais divertida, com uma das melhores trilhas sonoras do cinema, e alguns dos personagens coadjuvantes mais charmosos dos desenhos animados.

Quero ver alguém sair dessa sessão sem cantar o verso "eu uso o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais", música do urso Balu, ou o blues dos urubus. Entre outras preciosidades.

Cena do desenho animado "Mogli - O Menino Lobo"
Cena do desenho animado "Mogli - O Menino Lobo" - Divulgação

Disponível nas plataformas de streaming Google Play e Apple TV


'Operação Cupido'

Esse tem um tema caro para pais de filhos gêmeos, como é o caso desta repórter. Duas irmãs idênticas, separadas pelo destino, acabam indo para o mesmo acampamento de verão. Quando descobrem que são irmãs e que uma ficou com a mãe, no Reino Unido, enquanto a outra com o pai, numa fazenda nos Estados Unidos, quando o casal se separou, decidem trocar de lugar na volta das férias e dar um jeito para que os pais voltem a ficar juntos.

Esse é o filme que revelou a atriz Lindsay Lohan (que interpretou as duas irmãs), uma das grandes promessas mirins que acabou por se perder no caminho. Mas isso é assunto para outra reportagem.

A atriz Lindsay Lohan posa para foto do filme "Operação Cupido"
A atriz Lindsay Lohan posa para foto do filme "Operação Cupido" - Reprodução

Disponível na plataforma de streaming Amazon Prime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.