Descrição de chapéu Artes Cênicas Coronavírus

Com exceção de 'Farm Fatale', todos os espetáculos da MITsp são cancelados

Decisão vem após prefeitura anunciar a suspensão de seus equipamentos culturais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guilherme Henrique
São Paulo

Com exceção de “Farm Fatale”, todos os espetáculos da Mostra Internacional de Teatro foram cancelados, nesta sexta (13), após a Prefeitura de São Paulo anunciar a suspensão, por tempo indeterminado, de todos os eventos em seus equipamentos culturais. A decisão é uma resposta à pandemia do coronavírus.

No total, oito espetáculos que tinham exibições programadas neste fim de semana não acontecem mais. A organização ainda tenta encontrar um local para “Burguerz”, atração internacional que seria apresentada no Centro Cultural São Paulo.

Eles se juntam à “Sopro”, uma das peças mais esperadas do evento, que já havia sido cancelada pelos organizadores. “Farm Fatale” ainda continua porque acontece no Sesc Vila Mariana que, até o momento, mantém suas atividades, assim como o resto das unidades.

A peça "Sopro", de autoria do dramaturgo e cenógrafo português Tiago Rodrigues, tinha exibições programadas a partir desta sexta (13) e no fim de semana, no teatro Sesi, na avenida Paulista.

Desde a última quinta-feira (12), no entanto, os organizadores sabiam que o local não poderia receber o espetáculo, já que a Fiesp suspendeu todas as atividades culturais do Centro Cultural Fiesp. Apesar da busca, não foi possível encontrar um novo espaço para a exibição da peça.

Criada especialmente para o Festival de Avignon, um dos mais renomados do mundo, em 2017, "Sopro" retrata a vida de Cristina Vidal, que há mais de quatro décadas trabalha como ponto, soprando nos ouvidos dos atores as falas que por vezes são esquecidas durante uma apresentação. Seria a primeira encenação da peça no Brasil.

Com quase duas horas de duração e cinco atores no palco, além da própria Vidal, Tiago Rodrigues tece um fio poético ao misturar ficção e realidade em um texto povoado por clássicos da dramaturgia, como "O Avarento", de Molière, "Três Irmãs", de Anton Tchekhov, e "Antígona", de Sófocles.

Na última semana, em conversa com a Folha, Cristina Vidal, que vem ao país pela terceira vez na carreira, alegou certo cansaço com a longa viagem, mas disse estar feliz por trazer o espetáculo ao país.

Os cancelamentos significam mais um baque em uma semana complicada para eventos culturais no Brasil e no mundo. Além desta peça, o Festival de Curitiba, que estava agendado para este mês, foi reprogramado para setembro. A SP-Arte, maior feira de arte do país, adiou sua 16ª edição, marcada para 1º a 5 de abril.

Outros eventos, como a São Paulo Fashion Week e o Lollapalooza também foram afetados pelo coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.