Leitura online de Rita Lee e show de Lizzo são destaques desta quinta de quarentena

Veja uma lista de shows, peças, filmes e museus para ver de casa no confinamento causado pelo novo coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos pelas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV paga abriram seu sinal, museus oferecem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro filmados são disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quinta (26).

Artes plásticas

A galeria Leme promove uma visita virtual ao ateliê de Nádia Taquary, a mais recente artistas a ser representada pela galeria. Nascida em Salvador, ela realiza um trabalho que dialoga com a história do negro no Brasil. O encontro acontece por uma live no Instagram, às 17h.

Lá fora, instituições como o Museu do Louvre, em Paris, e o Smithsonian, com filiais em Nova York e Washington, oferecem em seus sites tours virtuais de exposições atuais e passadas. Já o Metropolitan, também em Nova York, fez há três anos vídeos em 360º mostrando as suas dependências —eles estão disponíveis no YouTube.

Literatura

Uma das maiores artistas do pop rock brasileiro, Rita Lee também escreve livros infantis. Nesta quarta, a partir das 21h, em seu Instagram, ela faz a leitura de "Dr. Alex", obra que faz parte de uma série lançada pela autora nos anos 1980 e 1990 e ganhou reedição no ano passado. Na narrativa, a artista aparece como vovó Ritinha, a mesma personagem presente no livro "Amiga Ursa – Uma História Triste, mas com Final Feliz”, que se inspira na história de Rowena, conhecida como a ursa mais triste do mundo —e que morreu um mês após o lançamento do livro no ano passado.

Cinema

A mostra de documentários É Tudo Verdade, que foi adiada para novembro, disponibiliza, a partir desta quinta, a série francesa “A Herança da Coruja” (1989), de Chris Marker. Os episódios podem ser vistos no site da plataforma pública Spcine Play. Em versão restaurada, a série discute, a partir de 13 palavras incorporadas ao vocabulário moderno, o legado cultural e político da Grécia clássica para o mundo contemporâneo.

Dança

A Redbull TV oferece, em seu site, documentários, séries e longas que abordam diferentes movimentos de dança de rua pelo mundo. Entre as opções do catálogo, há a produção nacional “Dance Como”. Em cada episódio (são quatro no total, com cerca de cinco minutos cada um) a produção acompanha a trajetória de um artista, como Vini, que pratica heels dance (dança com salto alto), e Fabiana Balduína, a FabGirl, artista de breaking de Brasília.

Teatro

O Theatro São Pedro disponibilizou, em seu canal do Youtube, gravação do balé "Pulcinella", de Igor Stravinsky, e a ópera "Arlecchino", de Ferruccio Busoni, programa duplo que abriu a temporada de 2017. Com direção musical de Ira Levin e direção cênica de William Pereira, o programa contou com participação da São Paulo Companhia de Dança.

Música

A plataforma de streaming do rapper Jay-Z promove o "TIDAL em Casa" que reúne apresentações de grandes artistas da cena mundial com 12 horas de performances pré-gravadas. Nesta quinta, a cantora Lizzo, ganhadora do Grammy de melhor performance solo com o hit "Truth Hurts", e a espanhola Rosalía, que mescla flamenco com batidas eletrônicas e R&B, fazem parte do lineup. Há ainda nomes como The Chainsmokers e Bazzi. Os shows começam a ser transmitidos às 13h, no site da plataforma, e vão até 1h.

O festival Fico em Casa dá continuidade ao streaming de shows caseiros no Instagram, entre as 13h30 e as 23h. A programação tem Fafá de Belém às 18h30, B Negão às 20h, Brvnks às 22h e Purosuco às 23h, entre outros. Veja a programação completa na página do festival.

Para saber os destaques da programação desta quinta na TV, leia a coluna Multitela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.