Descrição de chapéu Coronavírus

Mostra com desenhos raros de Tarsila do Amaral é adiada por causa do coronavírus

Além dela, inauguração da nova sede do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) em São Paulo também foi cancelada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma exposição com desenhos raros de Tarsila do Amaral que teria início neste sábado (14) na Fábrica de Arte Marcos Amaro, a Fama, em Itu, no interior paulista, teve sua abertura adiada. O motivo é a decisão da Organização Mundial da Saúde de classificar como pandemia o surto de coronavírus no mundo.

desenho com mulher careca gorda de pernas cruzadas e seio direito caído
Estudo para 'A Negra' (1923), de Tarsila do Amaral, parte da mostra 'Tarsila: Estudos e Anotações', no FAMA, em Itu - Hugo Curti/Divulgação

É possivelmente a primeira exposição no país cancelada por causa do vírus. Em nota, a Fama afirma que uma nova data de abertura será decidida em breve, com base nas orientações das autoridades de saúde.

Organizada por Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, "Tarsila: Estudos e Anotações" reúne 203 trabalhos da artista guardados por mais de 50 anos do público. Eles tinham sido exibidos uma única vez, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1969.

Além da mostra, outros eventos de artes plásticas que aconteceriam na capital neste fim de semana também foram suspensos. A inauguração da nova sede do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), na avenida dr. Arnaldo, foi adiada, embora a exposição possa ser visitada a partir de terça (17).

Um concerto de música japonesa que celebraria o encerramento de "Murakami por Murakami", no Instituto Tomie Ohtake. O espaço funcionará normalmente no fim de semana, no entanto.

Uma exposição no Centro Cultural Fiesp que exibiria obras do acervo do centro de arte contemporâneo austríaco Thyssen-Bornemisza e marcada para abrir no final de fevereiro também foi suspensa, embora não se saiba se por causa do vírus.

Até agora, foram confirmados 69 casos de coronavírus no território brasileiro, 30 deles em São Paulo. Segundo estimativas do Instituto Pensi, centro de pesquisa clínica em pediatria do Hospital Infantil Sabará, a partir do momento em que o Brasil confirmasse o 50º caso, ele poderia chegar a mais de 4.000 casos em 15 dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.