Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Chuvas inundam Museu Casa do Pontal, no Rio, e destroem obras pela oitava vez

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, espaço reúne principal acervo de arte popular no país

São Paulo

O Museu Casa do Pontal sofreu mais uma inundação devido às fortes chuvas no Rio de Janeiro. Desde a noite deste sábado (29), a cidade já registrou duas mortes e o município está em estágio de alerta.

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade, o museu reúne o principal acervo de arte popular no país. O local sofre com constantes alagamentos desde 2011, quando se ergueu um megacondomínio olímpico nas imediações da sede original.

Pelo Facebook, a organização do espaço cultural informa que "infelizmente o pior ocorreu de novo" e que "os prejuízos ainda estão sendo avaliados". 

Em abril de 2019, a casa teve sua pior inundação quando, ao longo de quase 24 horas de chuva, de 40 a 50 centímetros de água barrenta tomaram os corredores do local. A instituição foi reaberta parcialmente quatro meses depois e ainda estava em obras, previstas para serem concluídas em julho deste ano. 

O espaço foi criado, em 1976, pelo designer francês Jacques van de Beuque para expor sua coleção com obras reunidas ao longo de quatro décadas de viagens pelo país.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.