Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Chuvas inundam Museu Casa do Pontal, no Rio, e destroem obras pela oitava vez

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, espaço reúne principal acervo de arte popular no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Museu Casa do Pontal sofreu mais uma inundação devido às fortes chuvas no Rio de Janeiro. Desde a noite deste sábado (29), a cidade já registrou duas mortes e o município está em estágio de alerta.

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade, o museu reúne o principal acervo de arte popular no país. O local sofre com constantes alagamentos desde 2011, quando se ergueu um megacondomínio olímpico nas imediações da sede original.

Pelo Facebook, a organização do espaço cultural informa que "infelizmente o pior ocorreu de novo" e que "os prejuízos ainda estão sendo avaliados". 

Em abril de 2019, a casa teve sua pior inundação quando, ao longo de quase 24 horas de chuva, de 40 a 50 centímetros de água barrenta tomaram os corredores do local. A instituição foi reaberta parcialmente quatro meses depois e ainda estava em obras, previstas para serem concluídas em julho deste ano. 

O espaço foi criado, em 1976, pelo designer francês Jacques van de Beuque para expor sua coleção com obras reunidas ao longo de quatro décadas de viagens pelo país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.