Regina Duarte sofre ataques nas redes sociais no dia de sua posse no governo

Atriz se torna alvo após série de exonerações da ala olavista na Secretaria Especial da Cultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

A atriz Regina Duarte vem sendo atacada no Twitter nesta quarta-feira (4), em razão da sua posse na Secretaria Especial da Cultura, às 11h, no Palácio do Planalto. A hashtag #ForaRegina amanheceu no primeiro lugar dos trendig topics, lista dos termos mais comentados na rede social.

Regina está sendo alvo da ala olavista do governo do presidente Jair Bolsonaro. O próprio Olavo de Carvalho a provocou a desistir de entrar no governo, depois de boatos de demissões de apoiadores do guru do presidente da secretaria. As exonerações se confirmaram no Diário Oficial da União nesta quarta.

Na madrugada desta quarta, Olavo postou: "Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico".

Desde segunda-feira (2), Olavo respondeu a notícias de que a equipe da atriz demitiria funcionários alinhados ao seu pensamento. "Se a Regina Duarte quer mesmo se livrar de indicados do Olavo de Carvalho, a pessoa principal que ela teria de botar para fora do ministério seria ela mesma", postou ele, no Twitter.

No Diário Oficial desta quarta, foi anunciada a demissão de dez pessoas, entre eles o presidente da Funarte, Dante Mantovani, e o do Instituto Brasileiro de Museus. Veja a lista dos exonerados:

  • Ricardo Freire Vasconcelos, - diretor do Departamento do Sistema Nacional de Cultura
  • Ednagela dos Santos Barroso - diretora do Departamento de Promoção da Diversidade Cultural, da Secretaria da Diversidade Cultural
  • Paulo Cesar Brasil do Amaral - presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus)
  • Reynaldo Campanatti Pereira - secretário da Economia Criativa 
  • Rodrigo Maximiano Junqueira - secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural 
  • Camilo Calandreli - secretário de Fomento e Incentivo à Cultura 
  • Marcos de Almeida Villaça Azevedo - secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual
  • Dante Henrique Mantovani - presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) 

As exonerações são assinadas por Walter Souza Braga Netto, ministro da Casa Civil.

Entre os nomes demitidos estão o de Dante Mantovani, que causou polêmica recentemente, por falas como a de que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto". "A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo", afirmou Mantovani, em um vídeo no YouTube.

O maestro Dante Mantovani
O maestro Dante Mantovani - Reprodução

Calandreli, outro dos exonerados, chegou a dizer que a Lei Rouanet "passou a ser utilizada como mecanismo de ideologização política", apropriada pelo "marxismo cultural" durante o governo PT, e acabou contrariando seu objetivo inicial de financiar projetos de pequenos e médios produtores.

Procurada, a secretaria ainda não se manifestou a respeito das exonerações.

Na internet, a briga de tuítes acabou ficando entre apoiadores de Bolsonaro temendo que Regina seja "de esquerda" e um "cavalo de Troia" da oposição e os críticos do presidente, questionando e ironizando a briga dentro da direita. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.