Descrição de chapéu Filmes

Stuart Whitman, ator de faroestes clássicos indicado ao Oscar, morre aos 92

Seu papel mais conhecido foi em 'Os Comancheros' (1961), onde atuou ao lado de John Wayne

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

Stuart Whitman, uma figura marcante de vários clássicos dos anos 1960, 1970 e 1980, morreu ontem em sua casa em Montecito, nos Estados Unidos, aos 92 anos. Segundo o TMZ, ele lutava há algum tempo contra um tipo agressivo de câncer de pele.

O papel mais conhecido de Whitman foi em "Os Comancheros" (1961), onde atuou ao lado de John Wayne. No filme, ele vive Paul Regret, um fora da lei preso pelo policial Jake Cutter (Wayne), mas que acaba se juntando a ele para derrubar criminosos mais perigosos.

No mesmo ano, Whitman foi indicado ao Oscar de melhor ator por sua performance em "A Marca do Cárcere", como um personagem bem diferente: neste drama, ele interpretou um homem condenado à prisão por molestar uma criança.

Nascido em São Francisco, nos Estados Unidos, o ator também marcou papéis em "A História de Ruth" (1960), "O Mais Longo dos Dias" (1962), "A Noite dos Coelhos" (1972) e "O Grande Búfalo Branco" (1977).

Na TV, ele protagonizou "Cimarron Strip" (1967-1968) e fez participações especiais em títulos como "Ilha da Fantasia", "Esquadrão Classe A" e "Assassinato por Escrito".

Sua última atuação foi em "O Homem do Presidente", telefilme lançado em 2000, onde atuou ao lado de Chuck Norris.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.