Um dos criadores de Asterix, Albert Uderzo morre aos 92 anos na França

Artista criou personagem que se tornou marca cultural na França ao lado de René Goscinny

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O artista Albert Uderzo, criador das histórias do personagem Asterix ao lado de René Goscinny, morreu nesta terça-feira (24), aos 92 anos.

O anúncio foi feito pela família. "Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua residência em Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas", afirmou seu genro Bernard de Choisy.

Com Goscinny, Uderzo criou os quadrinhos de Asterix e Obelix em 1959.

Seis décadas mais tarde, 370 milhões de exemplares das histórias dos personagens foram vendidos em todo o mundo, traduzidos para 111 línguas e dialetos —o que tornou a HQ um marco cultural da França.

A dupla publicou 24 álbuns, até que Goscinny morreu em 1977, aos 51 anos.

Durante muito tempo, Uderzo foi contrário à criação de novas histórias após a morte do colega. Mas mudou de ideia, e Asterix explorou outras linguagens, como o desenho animado e o cinema.

Em 2011, Uderzo deixou a produção das histórias do personagem e passou o bastão a autores mais jovens, supervisionando o trabalho.

A 38ª edição da franquia, "A Filha de Vercingétorix", foi lançada em outubro do ano passado na França e trouxe, pela primeira vez, uma protagonista feminina.

Uderzo conta em sua autobiografia que o gosto por desenhar surgiu na infância, período em que também descobriu ser daltônico. Segundo ele, desenhos como Mickey Mouse, "Branca de Neve e os Sete Anões" e outros personagens de Walt Disney eram suas grandes inspirações nessa época.

Em 1945, Uderzo tinha 18 anos e decidiu concorrer a um concurso do jornal France Soir, que prometia a publicação do melhor quadrinho enviado. Essa foi uma das primeiras grandes conquistas do jovem artista, que venceu o concurso com seu personagem Clopinard, um ex-soldado de Napoleão que era mal-humorado.

Ao narrar seus primeiros trabalhos ao lado de Goscinny, o artista diz que, depois de ambos concordarem com "a urgência de trazer sangue novo" ao universo das HQs, decidiram trabalhar juntos.

"Eu tinha 24 anos, ele 25, e queríamos refazer o mundo com toda a inconsciência e toda a audácia de nossa juventude", escreveu na autobiografia.

​Albert Uderzo em vida

  • Albert Uderzo nasceu em Fismes (Marne, na França) em uma família de imigrantes italianos, em 25 de abril de 1927.
  • Em 1934, ele foi naturalizado como francês.
  • Em 1940, Uderzo publicou seus primeiros desenhos.
  • Em 1945, o artista ilustra o quadrinho Flamberge.
  • Em 1959, o artista se uniu oficialmente a René Goscinny para trabalharem juntos.
  • Em 1961, foi lançada a 1ª edição da franquia "Astérix le Gaulois", que viria a ser um sucesso de vendas pouco tempo depois.
  • Em 2019 foi lançada a última edição da saga, que comemorava o 60º aniversário. A HQ foi dirigida por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad​.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.