Bate-papo entre Gilberto Gil e BaianaSystem é destaque desta quinta de quarentena

Sugestões do dia também incluem filme de Antonioni que chega ao streaming e apresentação de Davi Moraes e Pedro Baby

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta (29).

CINEMA

No último dia do projeto #StayHomeWatchTogether, iniciado há duas semanas e voltado para a divulgação de documentários, são discutidos os longas “Chega de Fiu Fiu” (2018), de Fernanda Frazão e Amanda Kamanchek, e “White Riot” (2019), de Rubika Shah. No site stayhomewatchtogether.com, há indicação de como assistir aos filmes e como acessar uma live para participar de perguntas e respostas relacionadas ao tema das obras. Enquanto “Chega de Fiu Fiu” aborda o tratamento conferido às mulheres no espaço público, “White Riot” fala de racismo e xenofobia no Reino Unido dos anos 1970.

Indicado à Palma de Ouro em 1975, o clássico "O Passageiro - Profissão: Repórter" de Michelangelo Antonioni passa a integrar o catálogo do Belas Artes à La Carte, serviço de streaming dedicado a filmes clássicos e cults. No longa, Jack Nicholson interpreta um jornalista enviado ao norte da África para fazer um documentário sobre guerrilhas. Desiludido, ele resolve assumir a identidade de um homem que encontra morto, mas descobre que este era um traficante de armas.

FILOSOFIA

A iniciativa #ConectaPlaneta convida o psicanalista Christian Dunker e o palhaço e educador Cláudio Thebas para a palestra virtual “O Poder da Escuta em Tempos de Isolamento”, às 18h. Os autores do livro “O Palhaço e o Psicanalista - Como Escutar os Outros Pode Transformar Vidas”, publicado pela editora Planeta, abordam as dificuldades da escuta no contexto de disputa de falas e discutem caminhos para tornar a experiência humana interessante em meio a desafios. Ao final do encontro, o livro estará à venda e a verba arrecadada será doada. Necessário fazer inscrição no site conectaplaneta.com.br.

LIVROS

A obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, tem leitura mediada pela educadora Eloá Silva, no canal das Fábricas de Cultura no YouTube, às 17h. O livro autobiográfico aborda a realidade das periferias paulistanas nos anos 1950 e 1960, em especial a da favela do Canindé, onde a autora viveu.

MÚSICA

Para celebrar o lançamento do disco “Gil Baiana ao Vivo em Salvador" gravado em novembro do ano passado, nas plataformas de streaming, Gilberto Gil, Roberto Barreto e Russo Passapusso participam de um bate-papo, às 18h. Transmitida no YouTube, a conversa terá legendas feitas pela STN Caption, voltada para pessoas com algum grau de deficiência auditiva, como parte da campanha #SurdosQueOuvem.

Gilberto Gil em show de Duda Beat no festival Sarará 2019, na esplanada do Mineirão 2019, em Belo Horizonte
Gilberto Gil em show de Duda Beat no festival Sarará 2019, na esplanada do Mineirão 2019, em Belo Horizonte - Divulgação

Davi Moraes e Pedro Baby participam do último encontro da série Sesc ao Vivo no mês de abril, com show que reúne músicas autorais e composições que marcaram a trajetória do Novos Baianos. Davi e Pedro são filhos de membros do grupo, respectivamente, Moraes Moreira, e Pepeu Gomes e Baby do Brasil. Além de clássicos da banda, a dupla interpreta sucessos da carreira solo de Moreira, morto no último dia 13. A apresentação é transmitida nas redes sociais do Sesc São Paulo às 19h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.