Descrição de chapéu Coronavírus

Cena eletrônica de SP deve ter público menor e mais DJs nacionais após pandemia

Depois do isolamento, produtores de baladas terão de repensar o formato e reduzir extravagâncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esvaziadas pela pandemia do novo coronavírus, as pistas das baladas de música eletrônica de São Paulo se preparam para uma grande mudança depois que o isolamento social acabar.

Os frequentadores deverão dançar mais ao som de DJs nacionais do que de estrangeiros, acentuando o movimento de valorização da cena local. Ao mesmo tempo, segundo profissionais do setor, a crise econômica provavelmente fará com que as festas diminuam de tamanho —mas neste momento não há um novo formato definido.

Quem trabalha com noite encarava 2020 como o ano de saída da crise, com público maior e mais diverso na cena underground paulistana, contava Mafalda Ramos numa live recente. Segundo a produtora das festas Batekoo, Mamba Negra e Sangra Muta, o bom momento já estava acontecendo, com eventos lotados —entre mil e 2.000 pessoas, dependendo da popularidade da balada— mesmo quando estes ocorriam no mesmo fim de semana.

A balada Caos, em Campinas
A balada Caos, em Campinas - Jorge Alexandre/Beats Fotograf

O coronavírus “veio para estremecer tudo isso”, lamentou. “O jeito que a gente produzia não existe mais. Ponto. A maneira em que nos comportamos em aglomerações vai ser muito diferente [depois da pandemia]. É um outro cenário do que é se divertir e estar junto das pessoas.”

Ramos acha pouco provável ver, no curto prazo, milhares de pessoas se encontrando novamente nas festas de techno e de ritmos negros, como hip-hop e trap, que produz, mas ao mesmo tempo se questiona se é possível fechar uma planilha de custos caso as baladas sejam forçadas a diminuírem “para 50 ou cem pessoas”.

O custo com o aluguel de um espaço como a Fabriketa, no bairro do Brás, na região central, por exemplo, somado ao valor do equipamento de som, mais cachês de DJs, performers, iluminadores, seguranças, faxineiros, atendentes do bar e demais funcionários de uma festa gira entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

O lucro para os organizadores costuma ser de 10% a 20% do total investido, mas em alguns casos o evento só se paga. Uma festa menor significará uma estrutura menor, provavelmente com menos atrações e cachês mais baixos.

A duração da quarentena e o fato de estarem de mãos atadas, sem ter o que fazer para as festas voltarem logo, são as maiores preocupações de Davis e Pedro Zopelar, dois dos sócios da festa ODD. “Como vai voltar, quando vai voltar, a gente se adequa, como sempre se adequou. Estamos numa abstinência tão grande que, se tivermos que reduzir a festa para um terço do que ela é, vai ser muito intenso para a gente da mesma forma”, afirma Davis. O público médio da festa é de cerca de 1.500 pessoas por edição.

Marcado para o início de abril, o aniversário de cinco anos da ODD teve de ser cancelado. Sem poder mostrar presencialmente as suas tracks novas para o público da festa, Zopelar diz que o momento não é fácil. Ele diz estar recapturando “as origens do porquê faz musica, a coisa de querer ouvir o som e não só de fazer as pessoas dançarem”. Quando a noite voltar, acredita, deve haver uma ressignificação, uma paixão maior pelas questões da música.

O duo ressalta que neste momento existe uma pressão de produtividade sobre os artistas, como se realizar uma obra-prima fosse obrigação na quarentena. Eles pedem compreensão aos que estão abalados com a situação e, por isso, não conseguem produzir.

Mesmo assim, Davis e Zopelar têm feito lives com sets de mais de cinco horas de duração e se ocupado com o calendário de lançamentos do selo ODD Discos, voltado para talentos nacionais de música eletrônica.

São esses os artistas que devem sair beneficiados da crise, afirma Eli Iwasa. Segundo a DJ e sócia dos clubes Caos e 88, em Campinas, no interior paulista, o prejuízo do mercado de música eletrônica devido à suspensão das atividades aliado a uma maior dificuldade de deslocamento mundial dos DJs fará com que o foco recaia sobre nomes locais.

Iwasa acredita que muitas fronteiras vão seguir fechadas mesmo depois de a pandemia da Covid-19 passar, complicando o trânsito internacional. Com a agenda de apresentações cancelada, a DJ afirma que está conseguindo pesquisar com calma, gravar sets, fazer lives e deixar a criatividade fluir de maneira mais tranquila. “Todos esses conteúdos talvez sejam a coisa mais importante de ser um artista, e às vezes ficam de lado porque a gente depende muito [financeiramente] das apresentações, está sempre na estrada.”

A quarentena tem trazido à tona emoções boas e ruins, acrescenta, o que acaba influenciando positivamente na sua maneira de compor. Quem também aposta na expansão do mercado nacional é a Box Talents —a empresa de bookings responde pela agenda de 30 artistas, entre os quais a estrela Alok, o DJ brasileiro mais popular no exterior.

Segundo o sócio Felipe Lobo, o dólar alto vai dificultar ainda mais as turnês de nomes estrangeiros no Brasil, acentuando uma tendência que se desenha nos últimos sete anos, desde que a moeda
americana começou a perder valor diante do real.

Lobo e seu sócio Victor Sornas também acreditam que as festas vão diminuir de tamanho, com clubes menores se dando melhor num primeiro momento pós-crise. Até as pistas voltarem a encher, a Box tenta desenvolver formas de monetizar as lives de seus artistas, ideia comum na Europa mas ainda pouco usada no mercado nacional.

Uma das possibilidades é a inserção de merchandising durante as transmissões, outra é ter uma empresa patrocinando integralmente uma live em troca de exposição da marca. Lobo cita como exemplo de sucesso a transmissão dos sertanejos Jorge e Matheus, “em que as [marcas] de cerveja são evidentes”. “É como aquele clichê, das épocas de crise saem as melhores ideias”, diz Sornas.

O futuro da balada

Lugares menores
Para evitar aglomerações, pistas devem encolher

Talentos nacionais
Alta do dólar e restrições a viagens podem valorizar DJs brasileiros

Menos atrações 
Para reduzir custos, cachês de profissionais talvez diminuam e eventos extras, como performances, sejam cortados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.