Lives de Duda Beat e de Marcelo Camelo são destaques desta segunda

Eventos do dia de quarentena por causa do coronavírus incluem peça do chinês Ai Weiwei e bate-papo de curadores do Masp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (27).

Música

Para celebrar os dois anos do lançamento do seu álbum de estreia, "Sinto Muito", a pernambucana Duda Beat faz live a partir das 16h no Instagram. Num post do Twitter, ela prometeu convidados e insinuou que músicas novas podem entrar no repertório.

Marcelo Camelo faz show na mesma rede social às 18h. Mas, avesso às redes sociais –o ex-hermano acabou de entrar no Instagram, e sua última postagem no Twitter foi há dois anos–, não deu pistas do que deve apresentar ao público.

Misturando influências da MPB, soul, reggae e samba, a cantora Céu participa do festival #CulturaEmCasa, na plataforma de streaming da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, às 21h30.

Artes plásticas

Curadores do Masp, Tomás Toledo e André Mesquita conversam sobre a mostra "Trisha Brown: Coreografar a Vida", que teve sua abertura adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. A exposição é a primeira individual da coreógrafa, dançarina e artista na América do Sul, e integra o ciclo temático do museu neste ano, sobre a dança. O bate-papo começa às 18h, no Instagram do Masp.

O Centro Pompidou, em Paris, lança o seu primeiro jogo virtual, batizado de "Prisme7". Nele, é possível explorar e interagir com alguns dos trabalhos mais importantes da coleção de arte moderna.

Outra dica para quem gosta de artes visuais é visitar o acervo virtual do Instituto Moreira Salles, que recentemente passou a incluir todas as edições da revista Novidades Fotoptica, comandada por Thomaz Farkas (1924–2011), pioneiro da fotografia moderna no país. A revista foi uma das principais publicações brasileiras sobre a fotografia e teve 136 edições, publicadas entre 1953 e 1987.

Vale lembrar que, desde 2007, o acervo de Farkas, com mais de 34 mil imagens, está sob a guarda do IMS –uma parte dele pode ser vista no site do instituto.

Teatro

O site do jornal britânico The Guardian disponibiliza, em parceria com o teatro Hampstead, em Londres, um vídeo sobre a prisão do artista e ativista chinês Ai Weiwei, dirigida por James Macdonald em 2013. Escrita por Howard Brenton a partir de um livro de Barnaby Martin, ela mostra os 81 dias em que Weiwei ficou detido pelo governo chinês e submetido a interrogatórios. Benedict Wong, o Wong de "Doutor Estranho" e "Vingadores", interpreta o artista.

A peça pode ser vista nos sites do The Guardian e do teatro Hampstead entre as 10h da manhã desta segunda (27) e as 22h da noite deste domingo (3).

A Ópera de Paris apresenta, também até o domingo (3), um vídeo de uma montagem de 2017 da ópera “Carmen”, do francês Georges Bizet. Basta entrar no site oficial da instituição e clicar em "Magazine".

Dança

O bailarino Diogo Granato improvisa uma coreografia pela sua casa, usando móveis e obras de arte como cenário.

Cinema

"Espero a Tua (Re)volta", documentário de Eliza Capai sobre os movimentos que ocuparam as escolas no país entre 2013 e 2018, é exibido de forma gratuita dentro da iniciativa #StayHomeWatchTogether, que reúne produtores, distribuidores e realizadores. Para receber um link do filme, é preciso preencher um formulário antes. Depois de assistir, é possível acompanhar dois debates. O primeiro, marcado para as 16h30, acontece em inglês e junta a diretora do filme e um representante da organização social Artigo 19. Já o segundo, às 17h30, reúne os protagonistas do longa –o ator Lucas Koka Penteado, a atriz Marcela Jesus e a líder estudantil Nayara Souza– num bate-papo mediado pela atriz Mariana Xavier.

Livros

O autor carioca Eric Nepomuceno lança nas redes sociais o programa "Leituras de Quarentena", em que conta causos dos amigos Gabriel García Márquez, Cristovão Tezza, Juan Rulfo e Fernando Morais, além de dar recomendações de livros que o marcaram.

Os vídeos foram filmados pelo filho do escritor, Felipe Nepomuceno, durante o período de distanciamento social. Disponível no Instagram, no Facebook e no YouTube.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.