Lives de Fernanda Takai e de pagode são destaque desta terça de quarentena

CCBB também promove palestra sobre faraós e a civilização egípcia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta terça (21).

MÚSICA
Como parte da série de shows online Em Casa com o Sesc, a instituição promove nesta terça (21), às 19h, uma apresentação ao vivo de Fernanda Takai e John Ulhoa. Sérá possível assistir no Instagram, no YouTube e no Facebook.

E também é dia de mais live de pagode. Às 19h30, quem se apresenta é Dilsinho, autor do sucesso "Refém", em seu canal no YouTube.

CINEMA
Começa também o Brasília International Film Festival, o Biff, em uma edição que, diante da crise do coronavírus, será totalmente online, com direção de Anna Karina de Carvalho e curadoria de Pedro Butcher. Entre os filmes na programação, estão "Anna Karina, para Você Lembrar", dirigido por Dennis Berry, ex-companheiro da musa da nouvelle vague. Também é possível conferir "Corpus Christi", do diretor polonês Jan Komasa, que investiga a história dos falsos padres em seu país e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Há ainda "The French Teacher - Um Amor a Três", de Stefania Vasconcellos, o documentário "Mapa de Sonhos Latino-americanos", de Martín Weber, entre outros. As exibições e votações do júri popular acontecem no site do festival.

TEATRO
O Cine Theatro Brasil Vallourec promove, às 20h, em seu canal no YouTube, uma apresentação ao vivo do espetáculo "Pérolas do Tejo", com o humorista Carlos Nunes. Na comédia, o ator conta histórias pessoais, inspiradas especialmente em personagens da sua família, do interior de Minas Gerais, como suas tias Carmelita, Neneca e Piquitita. A peça é escrita em parceria com Jorge Fernando dos Santos.

LIVROS
Nesta terça (21), a escritora Hilda Hilst, homenageada na Flip há dois anos, completaria 90 anos. Além de descontos em alguns de seus títulos, a Companhia das Letras disponibiliza gratuitamente o ebook de "Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão". É um dos livros de poesia mais famosos da autora, que trata dos seus temas favoritos, como o amor, o medo da morte e a devoção mística. Disponível nas principais livrarias digitais.

Outra dica no aniversário da autora é visitar a parte digital da "Ocupação Hilda Hilst", realizada pelo Itaú Cultural em 2015. É possível mergulhar no universo da autora com vídeos, documentos, fotos etc.

A editora Carambaia tem disponbilizado, em seu perfil no Instagram, contos dos livros do seu catálogo. As narrativas curtas são postadas nos stories, mas, depois das 24 horas em que estes normalmente permanecem no ar, elas ficam nos destaques do perfil. Por enquanto, estão disponíveis "Dias de Leitura", de Marcel Proust, "Uma Jaula de Animais Ferozes", de Émile Zola, e "Gente às Janelas", de João do Rio. Como as imagens nos stories mudam depois de alguns segundos, a editora fez um projeto gráfico especial para o projeto —e há espaço onde pressionar com o dedo para impedir as páginas de virarem automaticamente.

PALESTRA
Pieter Tjabbes, organizador da mostra "Egito Antigo - Do Cotidiano à Eternidade", que estava em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil antes da quarentena, dá uma palestra às 15h sobre os faraós e a civilização egípcia. Pode ser acessada neste link.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.