Descrição de chapéu Cinema Coronavírus

Morre Allen Daviau, diretor de fotografia de 'E.T - O Extraterrestre', por Covid-19

Daviau foi indicado ao Oscar por seu trabalho em 'A Cor Púrpura', 'As Brumas de Avalon' e 'Bugsy'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O diretor de fotografia Allen Daviau, de 77 anos, morreu na noite desta quarta (15), vítima do novo coronavírus.

Allen Daviau em set do filme 'Congo' (1995)
Allen Daviau em set do filme 'Congo' (1995) - Divulgação/IMDb

A informação foi confirmada pelo escritor Colman Andrews, amigo de Daviau. Ele informou que o diretor de fotografia cinco vezes indicado ao Oscar foi internado num hospital com sintomas de Covid-19, posteriormente confirmada por exames.

"Descanse em paz, Allen Daviau, meu amigo por quase 60 anos, cineasta e bon vivant, indicado ao Oscar cinco vezes, extraordinária companhia para jantares, alma pura, que nos deixou na noite passada no MPTF Hospital, sua casa há muito tempo, após contrair Covid-19. Saudações, meu amigo", escreveu no Twitter.

Daviau é responsável por vários sucessos do cinema, principalmente nos anos 1980 quando trabalhou ao lado de Steven Spielberg em clássicos como "E.T. - O Extraterrestre", de 1982, e "Império do Sol", de 1987. Ele era natural de Nova Orleans e começou a carreira gravando clipes para bandas antes da era da televisão, trabalhando inclusive com Jimi Hendrix. A parceria com Spielberg começou no primeiro curta do diretor, "Amblin", de 1968.

Além dos filmes já mencionados, Daviau foi indicado ao Oscar por seu trabalho em "A Cor Púrpura", de 1985, também de Spielberg, e por "As Brumas de Avalon", de 1979, e "Bugsy", de 1991, ambos dirigidos por Barry Levinson.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.