Rubinho Barsotti, baterista e fundador do Zimbo Trio, morre aos 87 anos

Músico que tocou com Elis Regina, Jair Rodrigues e Stan Getz morreu após complicações de uma cirurgia no fêmur

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

UOL

Rubinho Barsotti, fundador e baterista do Zimbo Trio, morreu na madrugada desta quarta (15), aos 87 anos, em São Paulo.

O músico morreu por causa de complicações de uma cirurgia no fêmur que realizou na semana passada. Seu corpo foi enterrado às 9h no Cemitério do Araçá, em São Paulo.

O baterista Rubinho Barsotti, fundador do Zimbo Trio, recebendo prêmio das mãos da baterista Vera Figueiredo, durante a cerimônia do 13º Batuka Brasil International Drum Fest que aconteceu em 2011 no Auditório Ibirapuera - Código 19

Considerado um dos maiores bateristas do Brasil, Rubinho se juntou ao pianista Amilton Godoy e ao baixista Luís Chaves —que morreu em 2007— para formar o Zimbo Trio, em 1964. Eles fizeram parte do programa "O Fino da Bossa", da TV Record, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, em 1965.

Ao longo da carreira, o trio criou novas concepções rítmicas e harmônicas, marcando a música brasileira. Eles também se apresentaram ao lado de grandes nomes do jazz, como Stan Getz, Gato Barbieri, Kenny Dorham, Oscar Peterson, Tommy Flanagan e Joe Pass.

Nas redes sociais, Amilton Godoy lamentou a perda do amigo.

"Estou muito triste com o falecimento do meu amigo Rubinho Barsotti. Foram 49 anos de trabalho com o Zimbo Trio onde juntos fundamos o Clam, escola de música, e ainda gravamos 51 discos juntos! São muitas histórias e conquistas que dividimos juntos. Para mim, Rubinho sempre foi o melhor baterista de sua geração. Descanse em paz meu amigo!", escreveu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.