Show da cantora Céu é destaque nesta quinta de quarentena

Apresentação integra a programação do projeto Em Casa com o Sesc

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quinta (23).

CINEMA

O documentário "Adoniran - Meu Nome É João Rubinato", longa de Pedro Serrano rodado em 2018, chega ao streaming após estrear no cinema em janeiro —o filme estava em cartaz em São Paulo quando as salas fecharam. O filme acompanha a vida e a obra de Adoniran Barbosa, o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca” e está disponível no Now, no Vivo Play e no Oi Play.

A semana reserva outras novidades no streaming, incluindo o premiado "1917", de Sam Mendes, e "Ameaça Profunda", com Kristen Stewart. Confira aqui.

BATE-PAPO

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quinta (23), Mauricio de Sousa e Luiz Felipe Pondé conversam ao vivo, às 16h, sobre o lançamento de "Caçadas de Pedrinho", história original de Monteiro Lobato que ganhou ilustração do criador da Turma da Mônica, com orelha assinada pelo colunista da Folha. A mediação do bate-papo é de Taty Leite, do canal Vá Ler um Livro no YouTube. A transmissão da live acontece na página da Câmara Brasileira do Livro no Facebook.

O dramaturgo Samir Yazbek conversa com o diretor Marcelo Lazzaratto na quarta edição do projeto "Dramaturgia: Janelas Abertas" que reúne entrevistas virtuais conduzidas com autores, atores e encenadores da escola paulistana de teatro Célia Helena. A inscrição é feita pelo Google Forms. Quem não puder participar da discussão ao vivo pode conferir os vídeos no canal da instituição no YouTube.

​No canal do Museu da Imagem e do Som, o MIS, no YouTube, o publicitário e cineasta Ricardo van Steen comenta detalhes de seu filme “Noel - O Poeta da Vila”, de 2006. Na websérie, derivada da exposição “Musicais no Cinema”, do MIS, o diretor fala sobre algumas de suas preferências no cinema brasileiro e da admiração por artistas estrangeiros, como o ator e dançarino Fred Astaire.

MÚSICA

Nomes frequentes nos palcos do Sesc São Paulo integram a agenda de shows virtuais transmitidos ao vivo no Facebook e no Instagram da instituição no projeto Em Casa com o Sesc. Nesta quinta (23), às 19h, a cantora e compositora paulistana Céu apresenta músicas que marcaram a sua carreira, além de canções do álbum “APKÁ”, lançado no ano passado.

Outros artistas brasileiros fazem lives nas redes sociais. Entre eles, Thiaguinho, que se apresenta às 18h em seu canal no YouTube. Mais tarde, às 19h, tem show sertanejo de Thiago Brava e da dupla Maiara e Maraísa, às 20h.​

Na mesma semana em que apresentaria a turnê “WorldWired” em capitais brasileiras —remarcada para dezembro—, a banda de heavy metal Metallica lançou o álbum “Live in Brazil (1993-2017)”. Disponível nas plataformas de streaming de música, é uma compilação de musicas gravadas durante shows no país que inclui sucessos como “Nothing Else Matters”, “Master of Puppets” e “Enter Sandman”.

LIVROS

No Dia Mundial do Livro, que celebra o aniversário de Miguel de Cervantes, a Fundação Joaquim Nabuco, a Fundaj, promove a Festa Digital do Livro com 18 horas de programação online, das 6h até meia-noite, no site da instituição. Entre os nomes confirmados estão os da jornalista e escritora Cláudia Nina, do escritor Lucilo Varejão Neto e da professora Clarice Fukelman.

TEATRO

Para celebrar o aniversário de William Shakespeare, vale assistir às peças do dramaturgo britânico que estão disponíveis na internet. Entre os destaques estão a montagem do Barn Theatre, com direção de Hal Chambers, de “Henrique 5°”, que fala do o monarca que liderou a Inglaterra em algumas das batalhas da Guerra dos Cem Anos, e a versão do National Theatre para a comédia “Noite de Reis”. As gravações estão disponíveis nos canais de YouTube do Barn Theatre e do National Theatre, respectivamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.