Tantinho da Mangueira, compositor da escola de samba, morre aos 72 anos

Músico conheceu Cartola ainda adolescente, com quem compôs samba-enredo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cantor e compositor do Carnaval carioca, Devani Ferreira, o Tantinho da Mangueira, morreu na noite deste domingo (12), após cair em casa e ser levado ao hospital.

Um dos principais nomes da escola de samba do Rio de Janeiro, ele tinha 72 anos e fazia parte da ala dos compositores da Mangueira desde os 13 anos de idade. Com essa idade, foi apresentado por Dona Neuma, ícone da escola, ao cantor e compositor Cartola, com quem fez um samba-enredo para desfile da Mangueira.

Tantinho da Mangueira, em show no Tom Brasil, em 2016
Tantinho da Mangueira, em show no Tom Brasil, em 2016, do qual participaram artistas como Alcione, Chico Buarque e Maria Bethânia - Keiny Andrade/Folhapress

Filho de integrantes da Mangueira, Tantinho já desfilava desde os cinco anos, geralmente embaixo das saias de baiana da mãe. O músico nasceu e cresceu no morro da Mangueira, onde conviveu, além de Dona Neuma e Cartola, com nomes como Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento e Carlos Cachaça.

Fora da avenida, ele fez parte das históricas rodas de samba do Teatro Opinião, na década de 1970, e do grupo Originais do Samba, em que tocou tamborim em gravações de Zé Kétti e Jamelão e fez parte de shows e discos de diversos artistas e gravações de discos. Junto a Xangô da Mangueira, Tantinho é compositor de "Vem Rompendo o Dia", por exemplo, regravada por Marisa Monte em 1994.

"É com imensa tristeza que informamos o falecimento de nosso baluarte e grande compositor Tantinho da Mangueira. Uma perda enorme para a Estação Primeira e para o samba", lamentou, em nota, a direção da escola.

Nos vídeos diários que transmite nas redes sociais, a sambista Teresa Cristina fez uma homenagem ao compositor. Outros sambistas e carnavalescos também usaram as redes sociais para lamentar a morte.
"Meu coração está de luto pela perda de um amigo e ídolo", escreveu Mário Lago Filho.

O músico Tantinho da Mangueira, que morreu neste domingo (12), em foto de 2016
O músico Tantinho da Mangueira, que morreu neste domingo (12), em foto de 2016 - Bruno Poletti/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.