Apresentação de Kalaf Epalanga é destaque desta terça de quarentena

Entrevista com Cacá Diegues, que faz 80 anos, é outra dica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta terça (5).

LIVROS
Dia Internacional 
da Língua Portuguesa
A partir de 15h, no canal do Museu da Língua Portuguesa no YouTube e no perfil da instituição no Facebook
Este é o último dia das celebrações do museu pelo Dia da Língua Portuguesa. Haverá contação de histórias, debate e performance de dança, mas os destaques são o escritor Kalaf Epalanga, que fará uma discotecagem afetiva sobre as músicas de seu país e conversará com o historiador Rafael Galante, e Roberta Estrela D’Alva, que lidera uma apresentação de slam com poetas de Brasil, Cabo Verde e Portugal.

Milton Hatoum 
e Luiz Schwarcz
18h, em youtube.com/companhiadasletras
Também como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa, a Companhia das Letras promove uma conversa entre o escritor Milton Hatoum, autor da trilogia “O Lugar Mais Sombrio”, ainda em seu segundo volume, e o editor Luiz Schwarcz. Os dois conversam sobre a data.

PODCAST
Jovem Conservador de Direita

Nas plataformas digitais
Este é para quem anda mal-humorado. O podcast português, com periodicidade não clara, mas com publicação regular de novos episódios, é uma sátira ao conservadorismo —mas também com piadas sobre a esquerda. Há diversos episódios sobre a política brasileira.

Extremamente Desagradável
Todos os dias, nas plataformas digitais
O programa traz a humorista lusitana Joana Marques falando sobre o noticiário, dos fatos sérios aos bizarros. Marques comenta a busca da vacina para a Covid-19, youtubers transmitindo o próprio parto, Madonna em Lisboa e reality shows românticos nos quais mães entrevistam pretendentes para seus filhos.

CINEMA
Janela Forumdoc

Em itaucultural.org.br
Seguindo com sua programação de filmes online, o Itaú Cultural disponibiliza até o dia 19 seis produções brasileiras, como “Yãmiyhex - As Mulheres-Espírito”, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes. Também “Banquete Coutinho”, de Josefá Veloso, sobre a obra de Eduardo Coutinho, feito a partir de um encontro com o documentarista em 2012 e imagens de arquivo.

Cacá Diegues
18h, em instagram/canalbrasil
Prestes a completar 80 anos, o cineasta, que dirigiu clássicos como “Bye Bye Brasil”, é entrevistado em uma live 
do Canal Brasil.

MÚSICA
João Carlos Martins
19h30, instagram.com/teatrobradesco
O maestro e pianista João Carlos Martins, um dos principais nomes da música brasileira, apresenta um repertório especial para o público.

ARTES PLÁSTICAS
Linhas da Vida

Em instagram.com/ccbbbrasilia e facebook.com/ccbbbrasilia
Fechado, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília promove uma visita virtual pela mostra da artista 
plástica japonesa Chiharu Shiota, com curadoria de Tereza de Arruda. Além de obras de várias fases da carreira da artista, a mostra também traz uma instalação inédita. A ação traz ainda vídeos da curadora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.