Conversa com Kleber Mendonça Filho é destaque nesta quarta de quarentena

Sugestões do dia também incluem debate no Paço das Artes e show da cantora Letrux

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta (13).

DANÇA

No programa “Obra Comentada”, da São Paulo Companhia de Dança, a peça “Mira” é analisada por Milton Coatti, autor da coreografia, e Otávio Portela, bailarino da companhia. O debate é feito às 19h em uma live no perfil da SPCD no Instagram. Depois, o público poderá conversar com os artistas. A experiência se torna interessante na internet uma vez que a coreografia foi criada a partir de uma ocupação na Oca, prédio de Oscar Niemeyer no Ibirapuera, para ser vista de vários ângulos.

CINEMA

O Canal Brasil anunciou uma dose dupla de lives, começando às 18h. Primeiro, a vez é de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”, um dos filmes brasileiros mais bem avaliados pela crítica no ano passado, sobre uma comunidade no Nordeste que sofre uma invasão de estrangeiros dispostos a cometer um massacre. Depois, às 20h, a convidada é Maria Ribeiro, que fez, entre outros filmes, “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, e que também fez parte do time de mulheres que apresenta o programa “Saia Justa” no canal GNT.

Kleber Mendonca Filho, diretor de "Bacurau" - Valery HACHE / AFP

TEATRO

O WoosterGroup, um dos grupos mais importantes do teatro nova-iorquino, está publicando registros de suas peças mais importantes no Vimeo. Até o dia 15, o público pode rever, em inglês, “Brace Up!” , adaptação de “As Três Irmãs”, um clássico do russo Anton Tchékhov que a companhia encenou em 2003, com direção de Elizabeth LeCompte. A história versa sobre o conflito de irmãs aristocratas, seus amores, conflitos e uma indefinição sobre a eterna vontade que sentem de deixar o campo para viver em Moscou.

ARTES VISUAIS

O Paço das Artes agendou para esta quarta, às 18h, uma live em que a diretora e curadora da instituição, Priscila Arantes, debate com a artista Giselle Beiguelman questões relacionadas à arte produzida para a internet. Durante a conversa, elas vão costurando dados sobre a produção de Beiguelman. Nos dias seguintes (quinta e sexta) diversas obras de Beiguelman em vídeo serão exibidas durante lives nas redes do museu. São elas “I Lv Yr GIF”, na quinta, “Cinema Lascado: Minhocão”, na sexta, e “Net Art Revenge”, no sábado.

MÚSICA

A cantora Letrux fará uma live no YouTube como parte do projeto #FestivalCulturaEmCasa. Durante a live, também tocarão Julio Parente, Thiago Vivas e @corja_, este último amigo da cantora que fez um de seus clipes. Segundo anunciou a artista em seu perfil no Instagram, será um show “para arrastar o sofá e fazer pistinha” em casa. Vale lembrar que em 2017, ela lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Letrux em Noite de Climão”, que foi eleito o décimo melhor disco brasileiro daquele ano pela revista Rolling Stone Brasil. O programa Cultura em Casa está apresentando produções culturais online todos os dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.