Hits de Odair José são destaque desta quinta de quarentena

Atrações do dia também incluem festival com Milton Nascimento e bate-papo com Lázaro Ramos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quinta (14).

MÚSICA

Estreia a série de quatro episódios em que o cantor e compositor Odair José faz retrospectiva de seus 50 anos de carreira. Gravada antes da pandemia, a entrevista concedida ao jornalista e historiador Rodrigo Faour detalha a vida do artista e apresenta sua trajetória do brega ao cult, com direito a interpretação de sucessos como "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" e "Cadê Você", alem de músicas de seu disco "Hibernar na Casa das Moças, Ouvindo Rádio", do ano passado. Lançamento no canal do YouTube Rodrigo Faour Oficial.

Lobão apresenta luau em casa durante live do Festival #CulturaEmCasa, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O músico apresenta sucessos como "Me Chama" e "Blá Blá Blá... Eu te Amo" às 21h no site culturaemcasa.com.br e redes sociais do festival.

Milton Nascimento, Elvis Costello, Sheryl Crow, Robert Cray, Bootsy Collins e outros artistas participam de live organizada pela Jazz Foundation of America. A apresentação, que vai ao ar a partir das 21h, no canal do YouTube Relix, tem o objetivo de arrecadar doações para um fundo emergencial destinado a músicos durante a pandemia do coronavírus.

CINEMA

Indicado ao Oscar deste ano nas categorias melhor documentário e melhor filme internacional, "Honeyland", do ano passado, acompanha o ofício da última apicultora nômade da Macedônia. A obra, que estreia no Looke, explora a tensão entre industrialização e sustentabilidade e mostra o papel das abelhas no equilíbrio do ecossistema.

Com direção de Grace Passô e Ricardo Alves Jr., o média-metragem inédito "Vaga Carne", do ano passado, é disponibilizado gratuitamente na plataforma de streaming Spcine Play por 30 dias ou até atingir 2 milhões de visualizações. O filme é fruto de um monólogo teatral homônimo, interpretado por Passô, em que uma mulher tem o corpo invadido por uma voz que tenta movê-lo.

BATE-PAPO

Em mais um encontro virtual do "Projeto Afetos", promovido pela Casa Natura Musical, os cantores e compositores Dani Black e Chico César debatem o tema inspiração. O projeto reúne artistas para uma conversa descontraída seguida de apresentações musicais. A conversa vai ao ar no Instagram @casanaturamusical, às 19h.

Primeiro trabalho de Lázaro Ramos como diretor, o longa "Medida Provisória" foi escolhido para lançar o projeto de lives com discussão de produções inéditas da Globo Filmes. O filme é baseado na peça "Namíbia, Não", de Aldri Anunciação, e se passa num Brasil futurista em que surge a proposta de reparação financeira pelos anos de escravidão. Além de Ramos, participam da conversa no Instagram @globofilmes, às 18h, a atriz Taís Araújo e outros convidados.

A artista plástica Regina Silveira é a convidada da semana da "Conversa com Artista", promovida pelo Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, o MuBE. A discussão com o público é mediada por Cauê Alves, curador-chefe do museu. A conversa acontece a partir das 14h, no Zoom e o acesso é feito por este link. ID da reunião: 711 4161 8989. Senha: 3xqwNw.

A escritora e colunista da Folha Tati Bernandi fará um bate-papo com a também colunista do jornal Vera Iaconelli sobre o lançamento do livro "Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha", às 18h, em uma live transmitida no Instagram da Companhia das Letras.

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior deste texto identificou Vera Iaconelli como jornalista. Ela é diretora do Instituto Gerar, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP e colunista da Folha. A informação foi corrigida. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.