Descrição de chapéu Cinema

Kevin Spacey compara processos de assédio sexual com coronavírus

Ator de 'House of Cards' fala sobre carreira suspensa após acusações contra ele em 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O ator Kevin Spacey fez uma rara aparição para comentar a situação que vive após ver sua carreira ruir por causa de vários processos por assédio sexual. O artista, que fazia sucesso na série "House of Cards" até 2017, admitiu que "seu mundo mudou completamente" com as acusações e comparou o episódio com o momento atual de pandemia do novo coronavírus.

"Eu acho que não é surpresa para ninguém dizer que meu mundo mudou completamente no outono de 2017. Meu trabalho, muitas das minhas relações, minha posição na minha própria indústria, tudo se foi em questão de horas", disse Spacey em entrevista para o podcast americano Bits & Pretzels.

Ator Kevin Spacey na 71ª edição do Prêmio Tony, em Nova York, em 2017
Ator Kevin Spacey na 71ª edição do Prêmio Tony, em Nova York, em 2017 - Munoz Alvarez/Reuters

O ator, de 60 anos, foi convidado pelo programa a comparar sua situação com a que muitas pessoas têm vivido no mundo atualmente, ficando afastadas do seu trabalho ou com rotinas diárias que mudaram rapidamente.

"Eu ainda acredito que muitas das dificuldades emocionais são praticamente as mesmas e por isso eu tenho empatia por como é de repente dizerem que você não pode voltar ao trabalho ou que você pode perder seu emprego", disse o ator, que não teve mais oportunidades em Hollywood desde o início das acusações, em outubro de 2017.

Spacey fez uma analogia com um carro percorrendo uma estrada por muito tempo sem parar, até que é obrigado a fazer uma pausa bruscamente. "Quando o carro finalmente para, seja por sucesso ou por fracasso, talvez não tenhamos ideia de onde estamos ou, ainda pior, podemos não ter ideia de quem somos. E isso foi exatamente o que aconteceu comigo", afirmou ele.

O ator tinha uma carreira de sucesso que começou ainda no teatro, na década de 1980. Em 1996, ele ganhou seu primeiro Oscar no cinema como melhor ator coadjuvante. Quatro anos depois, veio o maior prêmio da carreira como melhor ator no filme "Beleza Americana". Sua trajetória continuou em ascensão até ficar marcado por sua participação em "House of Cards", que se iniciou em 2013.

"Fiz isso [atuar] toda a minha vida e quando minha carreira chegou a uma parada sonora, quando me deparei com a incerteza de que talvez eu nunca mais fosse contratado como ator de novo, eu tive de me fazer uma pergunta que nunca tinha feito antes, que é: 'se eu não posso atuar, quem sou eu?'", relatou Spacey.

O ator fez sua última aparição no final do ano passado, quando publicou um vídeo excêntrico na véspera do Natal. Nele, Spacey parecia interpretar seu último grande personagem, Frank Underwood, de "House of Cards".

Dentre as pessoas que o processam por assédio, duas delas morreram no segundo semestre de 2019. Primeiro, um massoterapeuta morreu em setembro. Depois, Ari Behn, um dos escritores e dramaturgos mais prestigiados da Escandinávia, que se suicidou aos 47 anos na noite de Natal, um dia após o vídeo publicado por Spacey.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.