Sarau em homenagem ao escritor Sérgio Sant'Anna é destaque desta segunda

Data ainda tem shows de Bon Jovi e Dolly Parton e oficina de escrita com 'instapoetas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (18).

Literatura

Um Sarau para Sérgio Sant’Anna
A revista Caju homenageia o escritor Sérgio Sant’Anna, morto no dia 10, com um sarau mediado pelos jornalistas Daniela Name e Marcelo Moutinho na página da publicação no Instagram. Participam, entre outros, Bia Lessa, Marcelino Freire, Tatiana Salem Levy e Sérgio Rodrigues, além do filho do contista, o também escritor André Sant’Anna.

Oficina de Poesia
A convite da Unibes Cultural, os “instapoetas” Rafael Cavalcanti, Zack Magiezi, Marla de Queiroz e Lucas Lujan conversam sobre poesia nas redes sociais às 18h, no Facebook da instituição.

Música

A Night Of Covenant House Stars
Estrelas como Bon Jovi e Dolly Parton integram o lineup da noite, dedicada a arrecadar fundos para a organização Covenant House, que protege pessoas em situação de rua, fugitivos e jovens vítimas de tráfico humano. O evento é transmitido em várias plataformas, entre elas o YouTube da organização, a partir das 21h.

Sérgio Dias
Ex-mutante, o músico se apresenta na plataforma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Cultura em Casa, às 21h30. Ele improvisa um repertório direto de Las Vegas, onde vive hoje.

Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador
Há 15 anos, Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador se apresentam às segundas no Clube Renascença, na zona norte do Rio de Janeiro. Com a pandemia, os shows foram substituídos por lives no Instagram dos músicos, que tocam 30 minutos cada um, das 17h às 19h30. A ordem é a seguinte: Moacyr Luz, Alexandre Marmita, Gabriel da Muda, Mingo Silva e Nego Álvaro. O grupo também lançou uma campanha de arrecadação para manter profissionais como produtores, seguranças e bilheteiros durante a pandemia, no site Vakinha.

Artes plásticas

Side by Side
As galerias David Zwirner e Victoria Miro se juntaram para apresentar “Side by Side”, lado a lado, exposição online que reflete sobre como a arte se relaciona com o meio virtual. Entre as questões levantadas, estão como o digital representa o físico, como uma superfície transmite as ideias e intenções de um artista e como se fazer presente quando isso é fisicamente impossível. A experiência, diz o texto curatorial, é um espelho da nossa realidade —mas imperfeito.

#Juntos Distantes
Às segundas, o Instituto Tomie Ohtake apresenta nas suas redes sociais o tema que será abordado nelas pelo resto da semana. Desta vez, o assunto é “o artista professor”, isto é, artistas que se dedicaram a formar novas gerações.

Cinema

Cineclube Spcine - Virtual
Quem quiser participar do primeiro cineclube virtual da Spcine, nesta terça (19), tem até às 16h desta segunda (18) para se inscrever neste link. O filme da vez é o clássico “Pixote”, de Hector Babenco, disponível gratuitamente na Spcine Play. Ele será analisado sob a perspectiva do encarceramento pelo ator Jorge Julião, intérprete de Lilica, e de Railda Alves, cofundadora do Amparar, que apoia pessoas próximas daqueles que estão no sistema prisional.

Bate-papo

Carlos Mauro, fundador e diretor da Cloo, empresa de consultoria de economia comportamental, será entrevistado pela TEDxPorto, às 17h, para falar sobre mudanças comportamentais e contar como a ciência atual compreende a tomada de decisão, impactando áreas como medicina, economia, direito, educação e gestão pública.

A entrevista será transmitida na página do Facebook da TEDxPorto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.