Vídeo sobre Arnaldo Antunes e curso sobre Fellini são destaques desta segunda

Shows de música instrumental, de reggae e no estilo voz e violão também têm vez na programação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta segunda (11).

Música

Oi Futuro Agora

O centro cultural lança, no seu canal no YouTube, uma série de minidocumentários para celebrar seu aniversário de 15 anos. O primeiro de 15 episódios é com o músico, poeta e compositor Arnaldo Antunes. Nas próximas semanas, serão disponibilizados vídeos com nomes como o músico Gilberto Gil, a atriz Fernanda Montenegro e o cineasta britânico Peter Greenaway.

Toninho Ferragutti

O acordeonista e compositor, que tem três indicações ao Grammy Latino, apresenta um repertório autoral na programação do Sesc ao Vivo, às 19h. Entre as canções tocadas, está uma composta durante o isolamento, "QuarenteMas".

Ricardo Trip

O cantor e compositor faz um show no formato voz e violão com inéditas e faixas dos álbuns anteriores da Banda Peixelétrico na plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, às 21h30. Também aproveita para trocar ideias com o público sobre a experiência do isolamento social.

Adão Negro

A banda comemora o dia nacional de reggae com canções do seu álbum mais recente, "Alma Leve", e músicas mais recorrentes do seu repertório, como "Tudo Azul", às 20h, no canal de YouTube do Pida.

Cinema

Curso sobre Fellini

O crítico de cinema Filipe Furtado apresenta o universo do cineasta, desvendando suas fases e o posicionando num contexto mais amplo da sociedade e do cinema italianos. Dividido em três encontros —que acontecem nesta segunda (11), terça (12) e quarta (13), sempre às 19h— de uma hora e meia cada um, o curso integra a programação da mostra "Fellini, il Maestro". O acesso é feito por meio de um link publicado nas redes sociais do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, o CCBB-SP.

Suzana Amaral

O MIS, Museu da Imagem e do Som, disponibiliza no seu YouTube um depoimento da cineasta paulista Suzana Amaral, parte da coleção Memórias do Cinema, do acervo do museu, às 20h. Nele, a diretora comenta o sucesso de seu primeiro longa, "A Hora da Estrela", adaptado do livro de Clarice Lispector, e discorre sobre direção de atores e sobre a sua paixão pelo cinema.

Artes Plásticas

LB/Festival de Vídeo Online

A galeria Luciana Brito vem disponibilizando, desde o final de abril, uma série de obras que traçam um panorama da videoarte no Brasil no seu site. Na última sexta (8), "Campo", de Regina Silveira de 1976, foi adicionado à lista. Outros trabalhos reunidos ali são "Corda", de Pablo Lobato, de 2014, e "Tumitinhas", de Eder Santos, de 1998.

Criança

Kamishibai

A Japan House São Paulo publica nas suas redes sociais um vídeo ensinando a montar um teatro de papel como aquele usado nos templos budistas nipônicos no século 12. A ideia é incentivar os pequenos a criarem suas próprias histórias e narrá-las para toda a família.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.