Descrição de chapéu Cinema

'E o Vento Levou' retorna ao streaming da HBO, agora com vídeo sobre racismo

Longa será antecedido por aula sobre estereótipos de personagens negros que ele reproduz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O épico "E o Vento Levou" voltou ao streaming da HBO, agora precedido de um vídeo que contextualiza a obra, informou a revista The Hollywood Reporter nesta quarta (24).

O longa-metragem de 1939, ganhador de oito prêmios no Oscar —um deles, o primeiro concedido a uma atriz negra–, tinha sido removido da plataforma há duas semanas, quando protestos contra o racismo e a brutalidade policial eclodiram nas ruas dos Estados Unidos e levaram canais de televisão a revisar o conteúdo que oferecem.

"'E o Vento Levou' é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana", afirmou um porta-voz da HBO Max num comunicado na ocasião.

"Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", completou.

Agora, o filme, que já tinha quase quatro horas de duração, será introduzido por um vídeo com Jaqueline Stewart, professora da Universidade de Chicago, chamado de "E o Vento Levou: um Legado Complexo".

A professora dirá ao espetador que ele está prestes a assistir um dos filmes mais populares de todos os tempos, mas que desde a época de seu lançamento ele tem sido criticado por seus personagens negros estereotipados e pelo retrato que faz do sul dos Estados Unidos antes da Guerra de Secessão do país.

A decisão da HBO de retirar o filme da plataforma, mesmo que temporariamente, teve grande repercussão. Alguns, entre eles ativistas negros, enxergaram uma tentativa de censura na ação. Ao mesmo tempo, em meio à polêmica, o filme se tornou o DVD mais vendido da Amazon americana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.