Descrição de chapéu Livros

Escritor de 'A Sombra do Vento', Carlos Ruiz Zafón morre aos 55 anos

Artista tem obras traduzidas em quase 50 idiomas e milhões de cópias vendidas pelo mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona | AFP

O escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón, que conquistou fama internacional com o livro "A Sombra do Vento", morreu, aos 55 anos, nesta sexta-feira (19), em Los Angeles, nos Estados Unidos, vítima de um câncer. A informação é da editora Planeta.

"Um dos melhores romancistas contemporâneos nos deixou, mas seguirá muito vivo em todos nós por meio de seus livros", diz o comunicado da editora.

O texto inclui uma frase do criador do personagem Daniel Sempere, o protagonista de seu livro mais conhecido e um dos romances espanhóis de maior sucesso das últimas décadas.

"Cada livro, cada tomo que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que leram, viveram e sonharam com ele", diz o personagem ao conversar com o filho sobre o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Esta é a gênese de uma história de suspense ambientada na Barcelona posterior à guerra civil espanhola (1936-1939), na qual Daniel Sempere tenta desvendar o mistério que cerca o autor de um livro, Julián Carax.

Publicada em 2001, a obra foi um sucesso literário, com traduções para quase 50 idiomas e milhões de cópias vendidas em todo mundo. O sucesso levou Ruiz Zafón, antes dedicado à literatura juvenil com obras como "Marina", ao estrelato.

"A Sombra do Vento" foi o início da tetralogia "O Cemitério dos Livros Esquecidos", a labiríntica e mágica biblioteca secreta, sobre a qual gira a saga que terminou em 2016, dois anos antes de o escritor ser diagnosticado com câncer.

Na apresentação em Barcelona do quarto volume, "O Labirinto dos Espíritos", o autor afirmou que estava "em paz", porque a tetralogia era "exatamente o que tinha que ser", e explicou o motivo de nunca ter aceitado as muitas ofertas para adaptar a saga ao cinema.

"Para mim, estes livros são uma homenagem à literatura, à palavra escrita. Portanto, transformá-los para o cinema, ou televisão, seria uma traição", afirmou ele.

Nascido em Barcelona em 1964, Ruiz Zafón estudou em um colégio religioso e se formou em ciências da informação.

Apesar de sua paixão pela literatura desde a infância, Zafón publicou o primeiro livro somente aos 30 anos e depois de abandonar a carreira que tinha na publicidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.