Astrônomos calculam dia e hora de cena retratada em quadro célebre de Vermeer

Equipe de cientistas conclui estudos sobre 'Vista de Delft' após uma década de análises

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

São Paulo

Após uma década de estudos astronômicos, uma equipe de detetives liderada por Donald Olson, professor de astronomia da Universidade Estadual do Texas, calculou a data e o horário em que o artista holandês Johannes Vermeer pintou "Vista de Delft", um dos quadros mais importantes do século 17.

A informação, publicada em 15 de julho pela revista americana Sky & Telescope, surgiu após uma série de pesquisas sobre a cena retratada —pintada em Delft, na Holanda—, analisando minusciosmente os padrões de luz e sombra pintados por Vermeer.

Provavelmente, a cena retratada em "Vista de Delft" ocorreu no dia 3 de setembro de 1659, às oito horas da manhã. É o que revelam os estudos coordenados por Olson, que é conhecido como um "detetive celestial".

Uma segunda hipótese levantada pelos cientistas é a de que Vermeer teria se inspirado em uma paisagem do ano anterior –também às 8h em 3 de setembro.

Quadro "Vista de Delft", pintado por Johannes Vermeer. Obra mostra cena urbana do século 17, com lago e casas e céu azul com sol
Quadro "Vista de Delft", pintado por Johannes Vermeer - Reprodução/Google Arts

A cena urbana retratada pelo pintor holandês é uma das mais célebres de suas obras, que incluem produções como "Moça com Brinco de Pérola", e chegou a ser definida pelo escritor francês Marcel Proust como a pintura mais bonita do mundo.

Os astrônomos usaram como parâmetro a posição solar necessária para criar as luzes e sombras retratadas na figura, sobretudo no relógio da igreja Nieuwe, localizado ao centro do quadro.

O artigo completo da pesquisa será publicado na revista Sky & Telescope em setembro deste ano.

• Salvar artigos