Descrição de chapéu Moda

Francesa Dior faz desfile sem público com homenagem a folclore italiano

Marca retorna às passarelas e transmite evento na internet devido ao isolamento social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Laetitia Volga Alessandro Garofalo
Paris e Lecce (Itália) | Reuters

A Christian Dior transmitiu um desfile de moda ao vivo nesta quarta-feira (22), mas sem público, na cidade italiana de Lecce, numa deslumbrante celebração de artesanato e tradições locais que incluiu um espetáculo de dança no meio da praça principal barroca.

Marcas de luxo estão tentando voltar à passarela, após a pandemia de coronavírus, e a Dior transmitiu o evento ao vivo sem as celebridades na primeira fila.

Mas a marca francesa aumentou a aposta ao organizar o desfile com orquestra ao vivo e dançarinos, em performance com toque moderno para música tradicional, enquanto modelos abriam caminho por uma galeria de luzes chamada Luminarie, na praça do Duomo de Lecce.

Modelos desfilam em evento da Dior em 22 de julho de 2020, em Lecce, na Itália
Modelos desfilam em evento da Dior em 22 de julho de 2020, em Lecce, na Itália - Alessandro Garofalo/Reuters

As roupas da coleção de alto verão incluíam vestidos bordados em homenagem ao folclore italiano, enquanto desenhos de flores silvestres do artista Pietro Ruffo foram traduzidos em vestidos coloridos.

A diretora da Dior, a italiana Maria Grazia Chiuri, disse que procurou mostrar o artesanato da região de Puglia —a terra natal de seu pai— e ajudar os artesãos a resistir, lançando suas sob uma nova luz.

“Entendi neste processo de onde vem minha paixão e minha origem e por que estou tão atraída por esse tipo de trabalho, esse bordado, essa tradição”, disse Chiuri à agência Reuters em entrevista. “Vi minha avó, minhas tias, as mulheres costumavam se sentar do lado de fora de suas casas e criar esse belo trabalho.”

A Dior, de propriedade da LVMH, apelou à Costantine Foundation, um centro envolvido num trabalho com mulheres, para fabricar tecidos como macramé e renda em cores naturais, feitas à mão com teares antigos no interior da Itália.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.