Descrição de chapéu Livros

Indicada ao Booker Prize 2020, Tsitsi Dangarembga é presa em manifestação

Escritora que concorre a prêmio britânico de literatura foi detida por autoridades do Zimbábue após criticar governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora e cineasta Tsitsi Dangarembga, que está na lista dos indicados ao pêmio britânico de literatura Booker Prize deste ano, foi presa em Harare, capital do Zimbábue, nesta sexta-feira (31), após ir a um protesto contrário ao governo.

Dangarembga e outra manifestante, Julie Barnes, carregavam cartazes para o ato quando foram arrastadas para dentro de um caminhão das autoridades locais, que estão proibindo os cidadãos de realizarem manifestações, sob a justificativa de previnir o contágio do novo coronavírus. A informação foi dada por um fotógrafo da agência de notícias AFP.

Após ser detida, a autora de "Condições Nervosas" —história considerada uma das cem que moldaram o mundo, de acordo com uma lista da BBC— publicou sobre o ocorrido em seu perfil no Twitter. "Parece que foi uma operação à paisana", escreveu.

Dangarembga disse ainda que seria transferida para outra prisão e não sabia por quanto tempo seria possível tuitar e depois fez outras postagens em apoio aos manifestantes.

Escritora e cineasta Tsitsi Dangarembga em Feira de Frankfurt, em 10.dez.2018
Escritora e cineasta Tsitsi Dangarembga em Feira de Frankfurt, em 10.dez.2018 - Daniel Roland/AFP

As denúncias de corrupção contra o governo do Zimbábue e a intensa crise econômica vivida pelo país atualmente têm levado milhares de pessoas às ruas para protestar contra a gestão do presidente Emmerson Mnangagwa. Mas as autoridades de segurança têm patrulhado avenidas e reprimido manifestantes.

Além de fazer oposição aos líderes do governo, a escritora também havia manifestado seu apoio ao jornalista Hopewell Chin'ono, que foi preso recentemente após publicar documentos sobre um esquema de corrupção envolvendo grandes milionários e governantes. Ele está sendo acusado de incitação à violência pública e aguarda julgamento.

Tsitsi Dangarembga concorre ao Booker Prize 2020 ao lado de Hilary Mantel, Avni Doshi, Gabriel Krauze, Colum McCann, Maaza Mengiste, Kiley Reid, Brandon Taylor, Anne Tyler, Douglas Stuart, Sophie Ward e C. Pam Zhang. O vencedor deste ano ganhará o valor de £ 50 mil, o equivalente a R$ 334,2 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.