Descrição de chapéu Livros

Mulheres e escritores iniciantes dominam lista de indicados ao Booker Prize

Hilary Mantel pode se tornar a primeira autora a vencer três prêmios do evento britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A lista dos semifinalistas indicados ao prêmio britânico Booker Prize deste ano foi divulgada nesta terça-feira (28). Entre os 13 escritores que concorrem à estatueta, nove são mulheres, e Hilary Mantel agora pode se tornar a primeira artista a vencer três vezes o Booker.

Além da liderança feminina, outro dado marcante é o de oito escritores iniciantes na premiação —162 autores concorreram a essa primeira etapa de seleção. Em setembro, outra lista será anunciada, com seis finalistas.

“Há vozes inéditas de minorias sociais, histórias novas, ousadas e potentes", disse em nota Margaret Busby, que preside o grupo de jurados da edição deste ano. "Compartilhar experiências que não poderíamos ter imaginado é tão poderoso quanto ser capaz de se identificar com os personagens."

A escritora britânica Hilary Mantel, que já venceu o prêmio duas vezes em edições anteriores, entrou para a lista com seu livro "The Mirror and the Light", lançado em março deste ano. A autora é uma entre apenas quatro artistas —Margaret Atwood, Peter Carey e J. M. Coetzee— premiados duas vezes pelo evento e agora pode se tornar a primeira a vencer três vezes a honraria.

Além dela, compõem a lista Diane Cook, Tsitsi Dangarembga, Avni Doshi, Gabriel Krauze, Colum McCann, Maaza Mengiste, Kiley Reid, Brandon Taylor, Anne Tyler, Douglas Stuart, Sophie Ward e C. Pam Zhang.

A escritora Hilary Mantel, em prêmio Costa Book Award, em 29 de janeiro de 2013
A escritora Hilary Mantel, em prêmio Costa Book Award, em 29 de janeiro de 2013 - Carl Court/AFP

Até os juízes da edição se surpreenderam com o alto número de escritores iniciantes. É o que diz Gaby Wood, diretora literária do Booker Prize. "É uma atípica proporção alta, sobretudo surpreendente para os próprios juízes, que admiram muitos livros de autores mais consagrados e lamentam ter que deixá-los", disse Wood em comunicado.

“Talvez seja óbvio que histórias poderosas possam vir de lugares inesperados e de formas desconhecidas. No entanto, esta lista caleidoscópica serve como lembrete", completou ela.

O vencedor deste ano ganhará o valor de £ 50 mil, o equivalente a R$ 334,2 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.