Murais de Picasso são retirados de prédio que será demolido na Noruega

Obras serão transferidas para novos endereços em Oslo e construção deve ser concluída em 2025

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olso | AFP

Dois imensos murais de Pablo Picasso foram retirados, nesta segunda-feira (27), de um edifício em Oslo, capital da Noruega, que deve ser demolido, anunciou a empresa encarregada por esta operação

Embutidas em grandes estruturas metálicas, as duas obras desenhadas por Picasso e gravadas em concreto pelo norueguês Carl Nesjar serão movidas muito lentamente, num veículo especialmente adaptado.

Os dois murais serão levados para um depósito situado a algumas dezenas de metros, afirmou Statsbygg, a empresa pública norueguesa encarregada do trabalho.

Duas gravuras projetadas por Pablo Picasso, que sobreviveu ao ataque de Anders Behring Breivik a um bloco do governo de Oslo, na Noruega, em 2011, foi retirado em 27 de julho de 2020 devido o espaço estar à beira da demolição
Duas gravuras projetadas por Pablo Picasso, que sobreviveu ao ataque de Anders Behring Breivik a um bloco do governo de Oslo, na Noruega, em 2011, foi retirado em 27 de julho de 2020 devido o espaço estar à beira da demolição - Odd Andersen/AFP

A operação é muito lenta e deve terminar na quinta ou na sexta-feira, disse Pål Weiby à AFP.

As obras estavam em dois locais distintos do Bloco Y, um edifício governamental construído em 1969 e que foi danificado durante o ataque do extremista de direita Anders Breivik em 22 de julho de 2011.

O mural "Os Pescadores" representa três homens arrastando os peixes capturados para seus barcos, enquanto em "A Gaivota" o pássaro é visto com as asas abertas comendo um peixe.

Ambas as obras serão transferidas para novos prédios do governo no centro de Oslo e cuja construção deve ser concluída em 2025.

A operação gerou críticas, tanto na Noruega como no exterior, e várias pessoas se mobilizaram para preservar o Bloco Y, e pedem que seja renovado como será feito com o Bloco H.

O Bloco H abrigou os escritórios do primeiro-ministro até que Breivik explodiu um caminhão com 950 quilos de explosivos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.