Descrição de chapéu Cinema

Congresso derruba veto de Bolsonaro a projeto que garante incentivos ao cinema

Proposta de prorrogação do Recine e de benefícios da Lei do Audiovisual havia sido barrada em dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara dos Deputados e o Senado derrubaram, nesta quarta-feira (12), os vetos de Jair Bolsonaro ao projeto de lei que prorroga até 2024 benefícios fiscais voltados ao audiovisual por meio do Recine (Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica) e da Lei do Audiovisual.

​Neles, incentivos fiscais são destinados à modernização e expansão de salas de cinema pelo país e também à produção cinematográfica e televisiva brasileira.

Aprovado pelo Congresso no ano passado, o texto foi encaminhado para a Presidência, que o vetou integralmente em dezembro. À época, alegou que a decisão ocorreu por uma questão técnica: faltou ao projeto esclarecer a fonte de custeio e os impactos orçamentários dos incentivos.

Em março, um grupo de parlamentares chegou a se reunir com a então secretária especial de Cultura Regina Duarte para pedir o apoio dela à derrubada do veto. O grupo de nove parlamentares, de partidos como PL, PSB, Cidadania e PSDB, argumentou na ocasião que a prorrogação dos incentivos não gera impacto fiscal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.