Descrição de chapéu Leitor em Casa

Relato de sobrevivência durante Segunda Guerra é dica da leitora

Folha convida leitores a enviar recomendações de atividades na quarentena

Ao longo de três meses, colunistas e blogueiros deram sugestões para o período de quarentena, como livros, filmes e séries.

Agora convidamos vocês, leitoras e leitores, a enviar suas recomendações para enviesuanoticia@grupofolha.com.br.

Informe nome, profissão e cidade onde mora. As melhores dicas serão selecionadas para publicação. Veja aqui as dicas já publicadas.

Carmem Oliveira, psicanalista em Curitiba

Para Ler

É Isto um Homem?
Editora Rocco, 176 páginas. R$ 23,72

Foto em preto e branco de homem que veste terno cinza e gravata preta. Ele se apoia com os dois braços nas grades de uma varanda, de costas para a cidade
Retrato do escritor italiano Primo Levi - Marcello Mencarini/Leemage

O livro é um testemunho, escrito por Primo Levi, da vida no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra mundial.

É um relato tocante, repleto de sutilezas, que mostra como aquelas pessoas foram desprovidas de qualquer humanidade, relegadas ao lugar de objetos completamente descartáveis. Mas conseguiam suportar e sobreviver dia após dia.

A narrativa tem profundidade e delicadeza e nos permite uma aproximação com o momento da pandemia do coronavírus, nos auxiliando no processo de simbolização do luto por todas as perdas vividas neste tempo.

É o testemunho de um homem que precisa se refazer subjetivamente após uma vivência tão degradante e para quem a escrita deste relato é uma possibilidade para tal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.