São situações muito graves que nós, brasileiros, estamos enfrentando, diz Caetano

Em live intimista, artista, que completa 78 anos, cantou clássicos e 'Talvez', música lançada nesta sexta-feira (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de cinco meses de quarentena, Caetano Veloso finalmente se apresentou em live acompanhado por seus filhos nesta sexta-feira, atendendo aos insistentes pedidos de fãs turbinados pela mulher, Paula Lavigne.

Em tom instimista, o artista baiano, que acaba de fazer 78 anos de idade, cantou músicas clássicas de seu repertório, como "Sampa", "Reconvexo" e "Cajuína" em transmissão ao vivo de sua casa, exibida pela Globoplay.

Lembrando o tom de "show familiar" de sua turnê de três anos atrás com seus filhos Moreno, Zeca e Tom, Caetano apresentou músicas autorais dos rapazes. Uma delas foi "Talvez", com Tom Veloso, lançada nesta sexta nas plataformas digitais.

O compositor também cantou outras de suas composições mais recentes, como “Pardo”, gravada pela artista Céu em seu disco "Apká!", do ano passado —reforçando o estilo da live, Moreno Veloso o acompanhou tocando um prato, tradição do samba do recôncavo, que voltou a aparecer em "Reconvexo".

O artista comentou a pandemia de coronavírus no Brasil e citou a mobilização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Apib, em prol dos povos indígenas no país.

"O Brasil não tem um ministro da Saúde definitivo, que tenha chegado como tal, e o Ministério do Meio Ambiente parece ser contra o meio ambiente. São situações muito graves que nós brasileiros estamos enfrentando. Mas a gente vai. O Brasil é o Brasil", disse durante a transmissão.

Ao longo da live, que durou cerca de uma hora e meia, Caetano também apresentou o poema "Pulsar" de Augusto de Campos, que foi acompanhada por legenda que reproduziu a construção visual da poesia.

Até agora, o cantor era um dos poucos artistas a não entrar na onda de apresentações virtuais enquanto a pandemia de Covid-19 impossibilitou os shows presenciais.

No final da transmissão, seus filhos entraram com um bolo em comemoração dos 78 anos do cantor. No começo da live, Caetano já havia anunciado que era só o seu aniversário, aos risos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.