Descrição de chapéu Cinema

China proíbe mídia local de comentar lançamento de 'Mulan', da Disney

Autoridades teriam tomado decisão após críticas políticas ao estúdio ter filmado na região de Xinjiang

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

Autoridades chinesas disseram aos principais meios de comunicação do país para não cobrirem o lançamento de “Mulan”, da Walt Disney, em uma ordem emitida depois do surgimento de uma polêmica no exterior sobre as ligações do filme com a região de Xinjiang, afirmaram à Reuters quatro pessoas familiarizadas com o assunto.

Programado para estrear nos cinemas chineses nesta sexta-feira (11), “Mulan” era o alvo de grande esperança da Disney no país, mas o privar de publicidade na mídia censurada do país seria outro golpe para a produção de US$ 200 milhões.

Estrelado por atores chineses de renome —Jet Li, Gong Li, Donnie Yen e Liu Yifei— e baseado em uma história folclórica chinesa, "Mulan" foi criado para atrair o público da China, o segundo maior mercado de cinema do mundo.

Mas críticas mistas online e limites de capacidade nos cinemas devido às medidas de prevenção ao coronavírus provavelmente vão pesar no desempenho de sua bilheteria, mesmo antes de os principais meios de comunicação receberem um aviso determinando que não fizessem a cobertura do filme.

Três fontes contaram à Reuters que os meios de comunicação chineses receberam a notificação, duas delas dizendo que ela foi enviada pela Administração do Ciberespaço da China. Uma quarta fonte de um grande jornal chinês afirmou ter recebido uma mensagem de texto com um pedido semelhante de um colega de alto escalão.

Nenhuma razão foi dada no aviso, mas as fontes disseram acreditar que foi por causa da reação no exterior em relação às ligações do filme com Xinjiang.

A Administração do Ciberespaço e a Disney não responderam aos pedidos de comentários da Reuters até o momento desta publicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.