Descrição de chapéu Filmes

Diversidade em Hollywood é tema de reunião no Congresso americano

Sessão de comitê judicial discute a participação de negros, latinos, asiáticos e indígenas no cinema dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O debate sobre a diversidade em Hollywood chegou nesta quinta-feira (24) ao Congresso americano, com uma audiência em que atores pediram que se vá além de sucessos ocasionais como "Pantera Negra" e denunciaram "a infecção pela cultura do cancelamento".

A audiência foi realizada em meio a um debate profundo sobre o racismo no país, depois que a morte de George Floyd provocou uma onda inédita de protestos.

"Houve uma mudança, claro que 'Pantera Negra', 'Hamilton' e 'Podres de Ricos' arrecadaram muito dinheiro", comentou a atriz Erika Alexander. "No entanto, para cada exceção extraordinária como essas, há centenas de filmes medíocres com elencos brancos que recebem o sinal verde", lamentou a atriz, enfatizando que a falta de diversidade leva a uma "pandemia de exclusão" na cultura.

O ator de origem coreana Daniel Dae Kim —conhecido por seus papéis na série "Lost" e em filmes como "Hellboy" e "Homem-Aranha 2", disse que a indústria dos veículos de massa é uma forma de "plantar pensamentos". "Da mesma forma que o cigarro é um sistema para injetar nicotina, nossos meios são um sistema para implantar valores", assinalou.

O deputado democrata Jerry Nadler, presidente do comitê judicial que organizou a sessão, destacou que, no ano passado os atores negros, latinos, asiáticos e indígenas obtiveram apenas 27% dos papéis de protagonista, embora representem cerca de 40% dos americanos. "A melhor forma de haver diversidade na frente das telas é haver diversidade por trás das câmeras."

O deputado republicano Jim Jordan rebateu e disse que a audiência no Congresso é uma prova de que "ninguém está a salvo da cultura do cancelamento".

A cantora Joy Villa —apoiadora do presidente Donald Trump— denunciou que as opiniões conservadoras prejudicaram Hollywood e afirmou que a cultura do cancelamento "é uma epidemia". "A intolerância política silencia vozes de americanos", criticou a artista.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.