Morre o músico Gerson King Combo, o rei do soul brasileiro, aos 76 anos

Cantor fez sucesso nos anos 1970 com funk black power e trabalhou com Chacrinha e Wilson Simonal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Gerson King Combo morreu, aos 76 anos, na noite desta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, após uma infecção generalizada e complicações causadas por diabete. A informação foi divulgada nas redes sociais do artista.

O artista ganhou destaque no Brasil na década de 1970 com músicas de soul e funk, chegando até mesmo a conquistar o rótulo de "o rei do soul brasileiro", e teve grande importância nos movimentos culturais negros da época.

Entre as músicas mais famosas do compositor, estão "Mandamentos Black", "God Save The King", "Funk Brother Soul", "Andando nos Trilhos" e "Good Bye".

Combo também foi bailarino e coreógrafo do apresentador de TV Chacrinha, e trabalhou ao lado dos músicos Wilson Simonal, Erlon Chaves e Sandra de Sá.

"Comunicamos com muito pesar que o nosso amado Gerson King Combo, o rei do soul brasileiro, faleceu", diz uma nota publicada no Instagram do artista. "Que Deus o tenha e console o coração da família, amigos e fãs."

Em sua última entrevista à Folha, em 2001, Combo defendeu o ativismo negro dentro da indústria musical. "Ainda penso que não dá para salvar o mundo. Mas que dá para dar uma acordada nessa turma, principalmente a turma que me segue, do soul, isso dá. O que se deve apresentar em público deve mostrar que não é com briga que nada vai dar certo. É melhor tomar jeito e procurar uma batalha que ficar batendo em crioulo, paraíba e 'veado'", afirmou ele.

O músico faria uma live no Caxias Music Festival na semana passada, mas cancelou a apresentação após passar mal e ser internado.

As informações sobre velório e enterro do cantor ainda não foram divulgadas.
Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior deste texto afirmava que o cantor Gerson King Combo morreu aos 77 anos. No entanto, ele tinha 76 anos. O texto foi corrigido. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.