'Rede de Ódio' será debatido em Ciclo de Cinema e Psicanálise

Evento ocorre na próxima terça-feira (8), às 20h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Rede de Ódio", longa do diretor polonês Jan Komasa, será debatido na próxima edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise, evento quinzenal promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com apoio da Folha e do Museu da Imagem e do Som. A transmissão do debate ocorre no dia 8 de setembro, às 20h, no canal do MIS no YouTube.

Em "Rede de Ódio", Tomasz Giemza (Maciej Musiałowski) é um estudante especialista em manipulação de informação e no uso das redes sociais para destruição de reputações. Ele começa a trabalhar em uma empresa que divulga informações falsas e manipula a opinião pública. De início, isso afeta a vida de uma influenciadora digital, mas o impacto aumenta quando um partido de direita contrata a empresa para fazer campanhas de ódio contra o candidato progressista à prefeitura de Varsóvia.

O filme ganhou projeção pela semelhança do enredo com a realidade atual da desinformação e ataques na internet, mas também por um acontecimento na Polônia, em janeiro. O prefeito da cidade portuária Gdansk, Pawel Adamowicz, foi esfaqueado por um homem que era contra suas políticas progressistas e o atacava nas redes sociais.

Participarão do evento a psicanalista e professora Rahel Boraks e o jornalista Rogério Simões, mestre em mídias sociais, que falará de Londres, onde vive. A mediação será feita pela psicanalista Luciana Saddi, diretora de cultura e comunidade da SBPSP.

O filme não será exibido antes do debate, mas está disponível na Netflix.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.