'Aos Olhos de Ernesto' será debatido no Ciclo de Cinema e Psicanálise

Transmissão do evento acontece no dia 3 de novembro, às 20h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima edição do Ciclo de Psicanálise, que ocorre no dia 3 de novembro, às 20h, será debatido o filme nacional "Aos Olhos de Ernesto", de Ana Luíza Azevedo.

Além da diretora, participam do debate a atriz Gabriela Poester, que vive a protagonista Bia, e as psicanalistas Ana Balkanyi Hoffman e Luciana Saddi, que fará a mediação do debate.

O filme retrata a velhice e limitações, principalmente na visão, do uruguaio Ernesto, papel de Jorge Bolani. A solidão de seus dias é preenchida pela presença semanal da empregada Cristina, vivida por Áurea Baptista, as raras ligações do filho e visitas do vizinho Javier, papel de Jorge D'Elía, também idoso, que lê o resumo do jornal para ele.

É só quando conhece Bia, uma jovem que passeia com os cachorros do prédio e se dispõe a o ajudar com suas correspondências, que Ernesto passa a ter contato com o mundo novamente e começa a encarar o envelhecimento de outra forma.

"Aos Olhos de Ernesto" ganhou os prêmios de melhor filme do júri popular e melhor ator, para o protagonista Jorge Bolani, no 23º Festival Internacional de Cine de Punta del Este. A produção da Casa de Cinema de Porto Alegre também foi reconhecida pelo prêmio da crítica de melhor filme brasileiro na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O filme não será exibido no debate, mas está disponível nas plataformas digitais Net Now, Vivo Play, Oi Play e Canal Brasil.

O evento quinzenal é promovido a distância pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com apoio da Folha e do Museu da Imagem e do Som. A transmissão será feita pelo canal do MIS no YouTube.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.