Clube de Leitura Folha recebe Zeferino Coelho, editor e amigo de Saramago

A discussão deste mês é em torno do livro 'Ensaio sobre a Cegueira' e leitores do jornal português Público participam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Clube de Leitura Folha se reúne nesta terça (27) para falar sobre o livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago.

Os encontros do clube acontecem online desde julho, por causa da pandemia. E, neste mês, acontece uma hora mais cedo, às 18h. Isso porque o clube recebe, pela primeira vez, leitores do jornal português Público.

O convidado da roda de conversa é o editor Zeferino Coelho, responsável por editar a obra de Saramago durante toda sua vida. Amigos por 35 anos, editor e autor só se separaram com a morte do Nobel, em 2010; e definitivamente em 2014, quando as herdeiras do escritor resolveram mudar de casa, abandonando a Caminho de Coelho para ir para a Porto Editora.

Há três anos o jornal promove os encontros do clube, às últimas terças de cada mês, com coordenação de Úrsula Passos, editora-assistente do núcleo de Cultura da Folha.

A participação é livre e gratuita, e todos são bem-vindos a ter a palavra para falar sobre sua experiência de leitura das obras de ficção discutidas nas reuniões.

Em novembro, será a vez de "Kindred", da americana Octavia Butler. Morta em 2006, a escritora é um dos nomes mais importantes da ficção científica. Em dezembro, os contos de "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo, serão o tema do debate.

E, em janeiro, a viagem de missionários portugueses ao Japão, narrada em "Silêncio", de Shusaku Endo, adaptado ao cinema por Martin Scorsese, será o centro da conversa.

Para participar da conversa na terça (27), a partir das 18h, basta entrar no Zoom através deste link. O ID da reunião é o 889 2377 1003 e senha de acesso é 945062.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.