Morre Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas do rock, aos 65 anos, de câncer

Um dos fundadores da banda de heavy metal Van Halen, o músico tratava a doença na garganta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O guitarrista Eddie Van Halen, um dos fundadores do Van Halen, morreu nesta terça-feira (6), aos 65 anos, em decorrência de um câncer na garganta.

A informação foi divulgada pelo site TMZ e confirmada por Wolfgang, filho de Eddie, em sua conta no Twitter.

"Não acredito que estou escrevendo isso, mas meu pai, Edward Lodewgijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer nesta manhã", disse ele na postagem.

Em abril de 2001, Eddie divulgou uma nota no site oficial da banda anunciando que estava com câncer, sem confirmar o local da doença. Em 2012, ele passou por uma cirurgia no intestino, e teve de cancelar uma turnê.

Aquele ano marcou a volta de David Lee Roth aos vocais do grupo e o lançamento do disco "A Different Kind of Truth", após 14 anos sem novidades da banda. Roth tinha deixado o grupo em 1985.

"Foi o melhor pai que eu poderia pedir. Todos os momentos que passei com ele, no palco ou fora dele, foram um presente", escreveu Wolfgang. Ele é filho de Eddie com a atriz Valerie Bertinelli. O casal se separou em 2005 após 24 anos juntos.

Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas da história do rock, o holandês Eddie Van Halen formou a banda Van Halen na Califórnia em 1972 com seu irmão, Alex, na bateria, Michael Anthony no baixo e David Lee Roth nos vocais. Wolfgang, o filho de Eddie, se tornou baixista da banda em 2006.

Eddie Van Halen foi o principal compositor do álbum de estreia do grupo em 1978, que o levou ao estrelato do rock com músicas como "Runnin' with the Devil" e "On Fire".

Após a saída de Roth, o Van Halen seguiu sua trajetória com Sammy Hagar como vocalista e, mais tarde, Gary Cherone.

Houve outras mudanças na banda, mas Eddie e Alex eram constantes no Van Halen, que entrou no Hall da fama do Rock em 2007.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.