Ouça os maiores hits do Van Halen, que perdeu seu guitarrista nesta terça

Banda angariou fãs do rock pesado ao pop radiofônico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Angariando fãs tanto do heavy metal quanto de pop radiofônico, o Van Halen lançou 13 discos recheados de hits entre o final dos anos 1970 e 2012. Seu guitarrista e um dos fundadores, Eddie Van Halen, morreu nesta terça (6) de câncer, deixando um legado memorável de riffs de guitarra.

Ouça as músicas mais conhecidas da banda.

'Jump' (1984)

Talvez a faixa mais conhecida do grupo, "Jump" foi a única música do Van Halen a atingir o primeiro lugar na parada de cem hits da Billboard, em meados da década de 1980. Eddie Van Halen considerava o solo de guitarra desta canção um de seus favoritos.

'Runnin' With the Devil' (1978)

A primeira faixa do primeiro disco tinha guitarra e letras influenciadas pelas bandas de heavy metal da época, como Led Zeppelin e Judas Priest. O Van Halen era a resposta americana às bandas britânicas.

'Panama' (1978)

A letra da faixa é sobre carros, mas uma interpretação corrente era a de que a música faz referências sexuais ambíguas. Também do primeiro disco da banda, tem o barulho de uma Lamborguini acelerando, que pertencia a Eddie.

'Why Can't This Be Love' (1986)

A faixa, que chegou à terceira posição na parada de cem hits da Billboard, mostra um Van Halen mais melódico e de guitarras amainadas. É o típico rock de arena muito popular nos anos 1980.​

'Right Now' (1992)

Eddie tocou piano nesta faixa, que levou cerca de seis meses para ficar pronta, conforme o ex-vocalista Sammy Hagar afirmou a um programa de rádio. A letra traz uma banda mais preocupada com questões contemporâneas, como o racismo e o sistema judicial nos Estados Unidos, e o vídeo ganhou três prêmios no MTV Video Music Awards daquele ano.

'Eruption' (1978)

A faixa instrumental trazia algumas das muitas inovações de Eddie Van Halen na guitarra, como a palhetada rápida e o ato de tocar com as duas mãos no braço da guitarra, o que dava um efeito de velocidade à música.

'Dance the Night Away' (1979)

Primeira música do grupo a entrar no top 20 americano. Segundo um dos integrantes da banda, a faixa foi escrita em homenagem a uma mulher embriagada que fazia sexo na parte de trás de um caminhão.​

'Dreams' (1986)

Uma das mais populares da banda, fez parte da trilha sonora do filme "Power Rangers", em 1995.

'Hot for Teacher' (1984)

A faixa foi uma das que ajudou o grupo a entrar no panteão do rock. O vídeo da música trazia uma modelo de biquíni como professora em uma sala de aula cheia de meninos adolescentes.

'Unchained' (1981)

Um dos dois hits de "Fair Warning", disco considerado estranho e com sonoridade mais escura e menos festiva.

Eddie Van Halen durante show em Las Vegas - Ethan Miller -16.mai.2015 / Getty Images North America / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.