Van Halen viveu 'imbróglios tropicais' no Brasil; saiba como foi a turnê de 1983

Na única passagem da banda do guitarrista morto nesta terça, a Folha relatou a 'rock-odisseia latina' pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Guitarrista virtuoso, cara de garotão. Assim foi descrito Eddie Van Halen pela Folha, em 1983, quando a banda veio se apresentar no Brasil.

O músico morreu nesta terça-feira (6), aos 65 anos, vítima de câncer na garganta.

E como essa flamboyant estrela do heavy-metal chegou ao país, há quase 40 anos? Dormindo.

É o que relata o jornalista Pepe Escobar no texto publicado na Folha em janeiro daquele ano.

Mas também nao era para menos. O repórter relatou o que chamou de "rock-odisseia latina", repleta de "imbróglios tropicais" —a demorada e buracrática viagem da banda Van Halen em meio a uma turnê que passava pela América Latina. No Galeão, os integrantes tiveram que carregar malas pesadas, enfrentar a alfândega e esperar mais de duas horas pelo seu vôo para São Paulo, onde fariam três shows.

Em compensação, experimentaram guaraná —"muito saboroso", disse David Lee Roth.

Eddie Van Halen, segundo a reportagem, era o mais animado da trupe. Ele havia acabado de ser eleito, pela quarta vez, o melhor guitarrista de rock pelos leitores da revista Guitar Player.

"É verdade que tenho recebido muito cumprimentos nos últimos anos, de Carlos Santana, Andy Summers, do Police, e até de Frank Zappa, que sempre admirei. Ele disse que eu tinha 'reiventado a guitarra elétrica'. Não é tanto assim", disse Eddie à Folha.

Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas da história do rock, o holandês Eddie Van Halen formou a banda Van Halen na Califórnia em 1972 com seu irmão, Alex, na bateria, Michael Anthony no baixo e David Lee Roth nos vocais. Wolfgang, o filho de Eddie, se tornou baixista da banda em 2006.

Eddie Van Halen foi o principal compositor do álbum de estreia do grupo em 1978, que o levou ao estrelato do rock com músicas como "Runnin' with the Devil" e "On Fire".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.