Confira cinco filmes que podem ajudar a quem não sabe perder

Nunca é fácil aceitar uma derrota, já diria Donald Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nunca é fácil aceitar uma derrota, já diria Donald Trump. Aliás, ele disse. No dia da abertura das urnas o morador da Casa Branca aparentemente previa um destino sombrio. “Ganhar é fácil. Perder nunca é fácil. Para mim não é”, disse a repórteres.

Mas em vez de pregar de hora em hora que foi injustiçado, Trump poderia seguir o conselho de Greta Thunberg, assistir a um bom filme e se acalmar. No caso, um filme que mostre que perder nem sempre é a pior coisa do mundo. Abaixo algumas dicas (não de Greta) para ajudá-lo na tarefa.

Rocky, um Lutador

Rocky Balboa enfrentou o campeão Apollo no filme de 1976. Treinou como nunca, lutou como nunca. E apanhou como nunca (mas também bateu) e, no final, perdeu. Sim, perdeu (não existe spoiler em filme do século passado). A única coisa que Rocky ganha no final são hematomas e o amor de Adrian. E onde foi a luta? Filadélfia (Pensilvânia), lugar que Trump vai lembrar por um bom tempo.
Disponível na Netflix e no Telecine Play

Eu, Tonya
Tonya Harding era o patinho feio da patinação artística americana na primeira parte dos anos 1990. E teve uma grande disputa contra a queridinha Nancy Kerringan. Tonya exagerou no lema “não aceitar a derrota” e chegou a se envolver num atentado contra a coleguinha pouco antes da Olimpíada de Inverno.
Não disponível

Jamaica Abaixo de Zero
Quatro homens do país com tradição no atletismo tentam uma vaga olímpica nas pistas. As coisas dão errado, e o que eles fazem? Claro, disputam uma prova de bobsled numa Olimpíada de Inverno. A comédia é inspirada em fatos. E, assim, como Trump, ninguém ganhou medalha, mas o importante é participar.
Não disponível

Linha de Passe
Alguns diriam que passar por uma peneira de um time de futebol por aqui é tão complicado quanto o processo eleitoral americano. Que o diga o protagonista deste drama brasileiro. O jovem até mente a idade (fake news) para ser mais atrativo para um clube. Mas, quando as coisas saem do controle, ele cai no crime, e mente para a mãe (mais fake news).
Disponível no Google Play

Pequena Miss Sunshine
A deliciosa comédia americana traz família toda de perdedores que precisa se superar —e que pode inspirar um pouco de compreensão ao coração ainda peludo de Trump. O pai tenta lançar livro de autoajuda que ninguém quer comprar. Mas os pequenos dramas se reúnem em torno da filha caçula, que faz todos caírem na estrada para que ela tente um concurso na Califórnia —e republicano sabe que ganhar lá é difícil.
Disponível no Net Now e no Telecine Play

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.